Incrementando

#103100 dicas para Incrementar Resultados. 20 mais…

100 dicas para Incrementar Resultados. 20 mais…

61. Entenda que resultados não são números. Estes são só o instrumento de medida das consequências das realizações das pessoas em uma empresa. Um número reflete algo que foi ou deixou de ser realizado.

62. Conheça o ponto de equilíbrio. É preciso saber o faturamento mínimo para pagar custos e despesas do dia-a-dia da operação.

63. Lembre sempre que o modo como cada um encara cada real gasto na empresa é um dos fatores que determina a sua prosperidade.

64. Transmita para a equipe que preço depende muito mais da percepção de valor do cliente daquilo que está recebendo do que dos custos.

65. Explique para a equipe que a Economia está para as empresas, assim como os ventos estão para os barcos, quando param de soprar, é preciso remar com mais excelência.

66. Comece a reunião mensal de análise de resultados pelo consenso a respeito dos fatores internos que fizeram com que o lucro atingisse ou não o volume necessário.

67. Identifique a velocidade de crescimento do negócio, ou seja, o Tamanho Ótimo. Pois, é preciso cuidar para que o aumento das vendas não gere um crescimento da NCG (necessidade de capital de giro) tão maior do que o lucro que inviabilize a situação do caixa.

68. Utilize o simples, eficaz e comprovado mecanismo para conciliar todas as contas e garantir a qualidade das informações: saldo inicial + entradas – saídas = saldo final.

69. Use indicadores como apoio para estabelecer os resultados e acompanhamento dos combinados com os colaboradores.

70. Não esqueça que planejar é: imaginar, criar e se preparar para prosperar. E, os números servem para orientar e direcionar.

71. Cocrie com clientes, fornecedores e equipe. Assim é possível definir ações que agradarão os principais responsáveis pelos resultados.

72. Confronte, no exercício do preparamento (planejamento), as oportunidades e desafios identificados na construção dos cenários com os alicerces para, a partir daí, definir quais serão os objetivos da empresa no futuro.

73. Compreenda que tudo que fazemos, em algum momento se transforma em um número: faturamento ou compras ou gastos e etc. Isto ajuda a desenvolver a Visão de que cada ação tem um reflexo direto nos Resultados.

74. Verifique sempre com a sua equipe, se os indicadores estão gerando aprendizados.

75.Prepare a equipe para que os indicadores econômicos e financeiros possam ser compartilhados. É preciso dar significado e mostrar o papel de cada um nos resultados.

76. Garanta que a cada decisão de todo colaborador, eles sempre avaliem os possíveis impactos nos Números Fundamentais.

77. Cuide para que o sistema gere os dados necessários para a elaboração dos Números Fundamentais, de maneira confiável e fácil.

78. Decida se você quer ser empresário ou proprietário, pois a obtenção de resultados é diferente em cada uma destas duas opções.

79. Não acredite na lenda de o mercado define o preço, ele decide sobre o valor. É a empresa que faz com que o cliente perceba o quanto suas soluções fazem diferença na vida dele.

80. Saiba que resultados são consequências de ações. Portanto, resultados futuros dependem de ações futuras, que devem ser organizadas em planos/metaprojetos.

 

Índices de abril a junho de 2017
 
Lucratividade
Total Industria
Varejo Serviço
Liquidez
Total Indústria Varejo
 
*Quando se obtém prejuízo, não são calculados indicadores onde o denominador é o resultado operacional. Isto porque o objetivo destes é demonstrar a utilização do lucro. Isto é, quanto deste foi alocado em investimento operacional (variação da NCG), e/ou em outros investimentos (valores que nesses gráficos podem ser observados através da diferença entre formação de caixa total e operacional) e/ou fica retido no caixa.

A Indústria continua com seu desce e sobe na lucratividade. E como a margem de contribuição tem sido muito semelhante, a questão está ligada a despesas e/ou volume de faturamento. E o caixa foi outra preocupação deste segmento, pois na operação, voltou a pagar mais do que receber.