Incrementando

#102100 dicas para Incrementar Resultados. Outras 20…

100 dicas para Incrementar Resultados. Outras 20…

41. Faça sua equipe compreender que não é o mercado que determina os resultados de um negócio. Cada um constrói o próprio resultado.

42. Nunca esqueça (nas reuniões de resultados) que os dados estão mensurando as consequência das realizações e/ou falta delas. O mais importante é, correlacionar e aprender como cada ação afeta lucro e caixa.

43. Certifique-se de que todos saibam que o caixa é afetado diretamente pelo tempo entre a compra da matéria-prima (mercadoria ou insumo) e o recebimento pela venda ou utilização desse na prestação do serviço.

44. Não tolere o prejuízo. Este significa que o mercado está “vaiando” a empresa. Não desista de identificar as ações responsáveis.

45. Converse com a sua equipe sobre os destinos do lucro: investimentos, capital de giro, reservas, distribuições e arcar com eventuais problemas gerados no passado.

46. Eduque os clientes e seja transparente com eles em relação aos prazos de entrega. Na maior parte dos casos eles não têm noção de como tem que ser o processo para a solução dele ser entregue com excelência.

47. Explique para a equipe que margem de contribuição é a diferença entre o faturamento e todos os custos diretos da unidade gerencial.

48. Lembre que reunião de resultado não é um espaço destinado à prestação de contas. Isto leva à busca por justificativas. Como isto contribuirá com os resultados futuros? Nada!

49. Planeje o que vai ser feito com quem faz. É o único meio de conquistar o compromisso.

50. Adote o custeio direto na sua Gestão de Resultados. Pense bem, se uma unidade for eliminada, será cortada uma parte do salário da pessoa do financeiro, por exemplo? Não.

51. Organize produtos e serviços conforme a margem de contribuição e margem de cobertura em Osso, Carro Chefe, Esperança e Filé. Pois, para cada agrupamento pode-se estabelecer estratégias diferentes.

52. Conheça e gerencie muito bem os estoques. Pois, em muitos negócios a má gestão dele impacta negativamente no caixa.

53. Tenha em mente que resultado é diretamente proporcional ao grau de aproximação de clientes. Quanto mais se acompanha, mais se conhece, mais fácil fica de ajuda-lo a melhorar os resultados deles através das soluções da sua empresa.

54. Saiba que crise é só para quem quer. Pois o PIB do Brasil em 2017 deve ficar por volta de R$ 6 trilhões. Neste volume não há o suficiente para o seu negócio gerar resultados? Será?

55. Tome cuidado com a concentração de negócios em poucos clientes e/ou produtos e/ou serviços etc. Deixa a empresa vulnerável.

56. Comece o preparamento (planejamento) pela construção dos cenários.

57. Ensine para a equipe que a NCG (Necessidade de Capital de Giro) é a diferença entre investimentos (contas a receber e estoques) e financiamentos (contas a pagar).

58. Esclareça constantemente tudo que sua empresa faz para seus clientes e colaboradores. É comum eles desconhecerem.

59. Desenvolva, para ter números confiáveis, um conjunto de conciliações ancoradas na fonte de informações de maior solidez: a movimentação de caixa e bancos.

60. Recorde que resultado depende muito da capacidade de diagnóstico da liderança.

 

Índices de março a maio de 2017
 
Lucratividade
Total Industria
Varejo Serviço
Liquidez
Total Indústria Varejo
 
*Quando se obtém prejuízo, não são calculados indicadores onde o denominador é o resultado operacional. Isto porque o objetivo destes é demonstrar a utilização do lucro. Isto é, quanto deste foi alocado em investimento operacional (variação da NCG), e/ou em outros investimentos (valores que nesses gráficos podem ser observados através da diferença entre formação de caixa total e operacional) e/ou fica retido no caixa.

Maio foi um mês para celebrar com as equipes. Quase todos os indicadores de lucratividade e liquidez apresentaram um desempenho melhor, exceto inadimplência, formação operacional de caixa, prazos de giro de estoques e de pagamentos da Indústria; e prazo de pagamentos do Varejo.