Incrementando

#98Diagnóstico da Gestão de Resultados – Dimensão Consciência de Resultados

Diagnóstico da Gestão de Resultados – Dimensão Consciência de Resultados

Consciência, segundo o Wikipédia, “…é uma qualidade da mente que abrange a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição a dedução e a indução tomam parte. É uma possível raiz formada de junção de duas palavras do latim; conscius+sciens: conscius (que sabe bem o que deve fazer) e sciens (conhecimento que se obtém através de leituras; de estudos; instrução e erudição).

Diante disto, definimos Consciência de Resultados como a capacidade que cada pessoa em um negócio tem de compreender que não está simplesmente fazendo parte da empresa, mas que ela é a própria empresa. Portanto, cada um precisa entender que, é responsável e protagonista na “construção” dos resultados, que estes são provenientes das experiências que criam para as pessoas: colaboradores, clientes, parceiros etc. E, que os números só medem os resultados, e nada mais são do que uma ferramenta que ajuda a aprender como cada ação afeta o lucro e o caixa do negócio.

A Consciência de Resultados envolve ter ciência que uma empresa para prosperar precisa de resultados para: investir, constituir reservas e formar capital de giro (suficiente para suprir o crescimento das suas atividades). E por fim, ainda na dimensão econômica, também é necessário compreender que são os resultados que garantem os retornos financeiros aos investidores e recompensas para os colaboradores por suas contribuições.

Ufa! Quanta coisa! De fato é um grande desafio possuir colaboradores com todo esse discernimento. Porém, é só assim que garantimos que todos vão estar sempre em busca de realizar o que irá gerar resultados. Eu tenho certeza que esta consciência substitui qualquer controle sobre uma equipe.

A boa notícia, conforme está na definição da palavra citada no primeiro parágrafo: é possível desenvolver esta Consciência de Resultados das pessoas. Mas, como fazer isto? Explicar o que são os Números Fundamentais? Isto desenvolve a Visão de Resultados, que é um elemento que ajuda quem tem Consciência, mas não desenvolve esta. O primeiro passo então é fazer com que todos entendam que na verdade lucro e caixa servem para financiar o propósito da “obra”. Daí a importância de possuir um propósito inspirador, que mexa com as pessoas, e que possua conexão com os propósitos individuais Pois, ninguém quer trabalhar para gerar lucro e caixa, pois conforme Abraham Maslow nos ensinou através da sua teoria – Hierarquia das Necessidades, o que o ser humano procura é “auto realização…ser aquilo que deseja ser…explorando suas possibilidades…”. Em outras palavras, quer viver a sua essência.

Aí sim vem o outro passo, mais técnico, que é fazer com que a equipe entenda qual a finalidade técnica (citada no segundo parágrafo) do lucro e do caixa.

Com esta completo as Quatro Dimensões dos Resultados, que como já disse, se desenvolvidas aumentam muito a chance da empresa entrar na “Rota da Prosperidade”.

 

Índices de novembro de 2016 a janeiro de 2017
 
Lucratividade
Total Industria
Varejo Serviço
Liquidez
Total Indústria Varejo
 

*Quando se obtém prejuízo, não são calculados indicadores onde o denominador é o resultado operacional. Isto porque o objetivo destes é demonstrar a utilização do lucro. Isto é, quanto deste foi alocado em investimento operacional (variação da NCG), e/ou em outros investimentos (valores que nesses gráficos podem ser observados através da diferença entre formação de caixa total e operacional) e/ou fica retido no caixa.