Incrementando

#91Diagnóstico da Gestão de Resultados – O que fazer com isto? O início.

Diagnóstico da Gestão de Resultados – O que fazer com isto? O início.

No INCREMENTANDO anterior disponibilizei um modelo para o Diagnóstico da Gestão de Resultados, o qual contempla um conjunto de questões para serem respondidas entre as pessoas que tomam as principais decisões das empresas (se por acaso não fizerem parte, sugiro incluir os responsáveis pelo financeiro e pela controladoria). O objetivo é que, a partir das respostas seja possível identificar o que precisa ser feito para aprimorar as ferramentas gerenciais que contribuem com o incremento dos resultados econômicos (lucro) e financeiros (caixa) das empresas.

Esta edição, dá inicio a uma série de boletins dedicada exatamente a explicar como responder e interpretar os resultados e também recomendar providências para aperfeiçoar a Gestão de Resultados.

Porém, antes de avançar nas explanações, é importante discorrer sobre as Dimensões e suas inter-relações. O objetivo final de tudo isto é instaurar uma cultura na empresa onde todas as pessoas tenham Consciência das necessidades de obtenção de Resultados em uma empresa, e também da importância do contínuo aprendizado através dos números. Para isto, é fundamental desenvolver a Visão de como as realizações impactam nos Resultados da empresa. Como fazer isto? Incrementar conhecimentos depende de Informações, e maior será a Visão, quanto mais adequado for o painel de indicadores (conjunto de informações) utilizados no processo decisório.

E, por sua vez, a matéria-prima das Informações são os Dados. Segundo Jair Figueiredo de Oliveira “informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões”.

Portanto, trabalhar os Dados tem com finalidade transformá-los em um conjunto de Informações (painel de indicadores de lucro e caixa) que permitam gerar aprendizado, aprimorar a Visão e

desenvolver a Consciência de Resultados.

Agora vamos lá, existem três questões para entender como está a situação de cada uma das dimensões. As três primeiras, DADOS. Da quarta à sexta, INFORMAÇÕES. As três seguintes, VISÃO e as últimas, a CONSCIÊNCIA de resultados.

Conforme a orientação do boletim anterior, ao responder entre 01 (discorda totalmente) e 10 (concorda totalmente), as dimensões podem ter pontuações entre 03 e 30 (somatório das respostas). E, para facilitar a visualização e o debate, os resultados podem ser transferidos para a figura abaixo, nos respectivos eixos.

Diagnóstico da Gestão de Resultados

Quanto mais o somatório das respostas se aproximar de 03, mais indica que será preciso dedicar-se à investigação dos porquês e criar ações para os necessários aperfeiçoamentos. Já o contrário, perto dos 30, é só o cuidado de fazer as “manutenções” necessárias.

 

Índices de abril a junho de 2016
 
Lucratividade
Total Industria
Varejo Serviço
Liquidez
Total Indústria Varejo
 
*Quando se obtém prejuízo, não são calculados indicadores onde o denominador é o resultado operacional. Isto porque o objetivo destes é demonstrar a utilização do lucro. Isto é, quanto deste foi alocado em investimento operacional (variação da NCG), e/ou em outros investimentos (valores que nesses gráficos podem ser observados através da diferença entre formação de caixa total e operacional) e/ou fica retido no caixa.
 

Exceto Serviços, Indústria e Varejo vem contrariando a tal crise tão divulgada pelas mídias. Por que será? É só não focar “nela”, e entender que as pessoas continuam demandando EXPERIÊNCIAS.