Incrementando

#105É a hora de se preparar para o próximo ano. Lembre-se: números são definidos por último

É a hora de se preparar para o próximo ano. Lembre-se: números são definidos por último

Este é o momento que as empresas começam a se preparar para o próximo ano, o que normalmente se dá o nome de planejamento. E, como o propósito da INCREMENTAL está relacionado ao incremento de resultados econômicos e financeiro, vou então discorrer sobre Preparamento (planejamento) financeiro.

Então vamos começar com uma pequena reflexão: qual o produto final deste processo? Uma visão do quanto a empresa deverá prosperar no período, ou seja, as perspectivas de geração de lucro e formação de caixa.

Muito bem, e como esses resultados acontecem? São construídos através dos desafios de fazer tamanha diferença na vida do cliente, que um bom volume deles estejam dispostos a nos dar a recompensa que precisamos para prosperar. Na literatura empresarial isto leva o nome de metas. Porém, eu já constatei nos nossos clientes que, como diz meu amigo Roberto Tranjan, “…metas não funcionam.” Pois não inspiram, não estimulam, provocam medo – já que se não forem cumpridas, pode haver punição. Portanto, metas geram todos os ingredientes para inibir criatividade, inovação etc. Elas destroem tudo aquilo que pode agregar valor para clientes, e consequentemente os estimula a procurar soluções em outra empresa. Os negócios precisam se preocupar em entender o que deverá ser feito para criar experiências para os clientes. Portanto, antes dos desafios / metas / números é necessário definir o que será feito para atingi-los, em outras palavras, é preciso construir metaprojetos/planos, para organizar tudo que se pretende fazer no futuro. Ah! Se

por acaso há dúvidas sobre aquilo que os clientes valorizam, então estabeleça como prioridade das ações, descobrir isto (e nem precisa esperar o próximo ano, comece já).

Os outros elementos do lucro e do caixa são gastos e prazos. Portanto, também deve ser avaliado a necessidade de se criar planos para aprimorar ainda mais a relação despesas versus valor agregado, ou seja, para que os gastos cada vez mais sejam utilizados para fazer diferença na vida das pessoas, já que só assim faturamento e desempenho crescem. E, quanto aos prazos, recomendo olhar para os processos relacionados à gestão de materiais e mercadorias. Tempo destes nos estoques.

Agora você pode estar me perguntado, de onde vão sair esses metaprojetos?

Dos desejos da liderança, e das oportunidades e obstáculos criados pelos fatores externos. Explico. A sua empresa acabou de criar ou revisar seus alicerces (propósito, carta de valores etc.). Estes são a definição do porque nosso negócio existe, para quem e quais experiências queremos criar, e com que competências e valores queremos trilhar essa jornada. É a isto que estou me referindo como os desejos de uma empresa. Por fim, ao pesquisarmos as tendências dos fatores que interferem no nosso negócio, vamos identificar uma série de oportunidades para prosperar e obstáculos a serem superados.

Preparar o futuro inicia na definição dos alicerces e construção de cenários. A partir daí identificamos o que iremos fazer no ano seguinte. Depois os planos devem ser construídos, e só aí vêm os números/desafios.

 

Índices de junho a agosto de 2017
 
Lucratividade
Total Industria
Varejo Serviço
Liquidez
Total Indústria Varejo
 
*Quando se obtém prejuízo, não são calculados indicadores onde o denominador é o resultado operacional. Isto porque o objetivo destes é demonstrar a utilização do lucro. Isto é, quanto deste foi alocado em investimento operacional (variação da NCG), e/ou em outros investimentos (valores que nesses gráficos podem ser observados através da diferença entre formação de caixa total e operacional) e/ou fica retido no caixa.

Mais um mês de estabilidade na lucratividade, com ligeiras alterações entre os segmentos. Porém um sinal amarelo deve ser ligado para margens, pois foi o segundo mês consecutivo de queda. O mesmo deve ser feito com relação aos estoques na Indústria, também segundo mês de aumento.