Formação de Preço

A

INCREMENTAL utiliza e disponibiliza três ferramentas no desenvolvimento da GESTÃO DE RESULTADOS de uma empresa. A finalidade dessas é apoiar as decisões nos MOMENTOS DE RESULTADOS. Portanto, são metodologias que amparam o planejamento dos impactos no lucro e no caixa; a formação de preços que consigam ao mesmo tempo formar lucro e ser visto como justo pelo mercado e; um método para organizar as informações em um painel de controles que possibilite entender causas e consequências da lucratividade e da liquidez.

O mercado é o principio de tudo. Pois, de maneira simplista, uma empresa só existe porque é capaz de atender a um conjunto de necessidades de um grupo de pessoas. Portanto, a empresa estabelece uma relação com esses clientes, e a dimensão financeira deste relacionamento é o preço. Então surge a importante decisão de que preço cobrar para que, de um lado o cliente “concorde” com os valores que a empresa está cobrando e de outro, proporcione uma receita suficiente para pagar as despesas e gerar o lucro necessário.

FORPEC – Formação de Preços e Estratégicas Competitivas, é a metodologia utilizada pela INCREMENTAL para desenvolver e aperfeiçoar esse processo dentro dos negócios. Este método sugere que a formação do preço aconteça de “baixo para cima”, a partir do orçamento do lucro e das despesas fixas necessárias, e sem a utilização de qualquer critério de rateio. O objetivo central do método é equilibrar o paradoxo do preço lucrativo e competitivo.

A decisão que surge junto com a determinação dos preços é definição do volume de cada produto e serviço (ou linha de produtos e serviços) que deverá ser vendido para cada cliente (ou grupo de clientes). A INCREMENTAL ajuda a desenvolver um plano de desafios (metas) pela menor unidade (produto, cliente, região etc.) que possa ser gerenciada.