Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
81. Lembre que dados devem ser transformados em informações, que devem gerar conhecimentos, que aprimoram as decisões de quais as serão as ações que vão incrementar os resultados do próximo período.
82. Tome cuidado com o Efeito Tesoura, que significa um constante crescimento da NCG maior do que o lucro, até consumir toda reserva financeira e provocar uma necessidade de captação de recursos.
83. Comece construindo cenários. Depois, à luz dos Alicerces, defina para quais oportunidades e obstáculos deverão ser criados metaprojetos (planos) e em seguida avalie como estes impactarão no lucro e no caixa.
84. Lembre que os agrupamentos de produtos, serviços, clientes, etc. (unidades gerenciais) definem-se em função da estratégia.
85. Combine o que não é uma reunião de resultados: prestação de contas, leitura de números, “caça às bruxas” e esclarecer dúvidas sobre a confiabilidade dos dados.
86. Compartilhe com a equipe somente indicadores que eles possam interferir.
87. Avalie unidades gerenciais através das margens de contribuição (receita – custos) e cobertura (participação nos resultados totais).
88. Implante a conciliação diária das contas correntes e caixa interno, esta está para a área financeira assim como escovar dentes está para saúde, precisa ser todos os dias.
89. Conheça profundamente fornecedores e parceiros, pois isto facilita o alinhamento de necessidades e a obtenção de resultados.
90. Avalie se os produtos e/ou serviços Osso (baixas margens de contribuição e cobertura) são estratégicos para continuarem fazendo
parte do portfólio do negócio.
91. Entenda que: não dá para mudar os resultados do passado, mas é possível aprender com eles; e é impossível prever os resultados futuros, mas dá para construí-los.
92. Saiba que os resultados normalmente são consequências de um conjunto de pequenas e eficazes realizações, e não de uma única, genial e extraordinária ideia.
93. Confira mensalmente se o saldo do contas a receber de clientes do inicio do mês mais o faturamento do mês é igual à soma do que foi recebido no mês e o saldo do final do mês.
94. Faça – para garantir informações confiáveis e decisões assertivas – a mesma conciliação acima para: fornecedores a pagar, compras e pagamentos; e estoques, compras e c.m.v. (custo da mercadoria vendida).
95. Estabeleça com a equipe que reuniões de resultados são momentos para chegar a um consenso a respeito do diagnóstico (causas) e do prognóstico (providências).
96. Defina com os líderes, em função das necessidades, o tamanho do lucro necessário em valor, pois 10 % por exemplo, pode ser bom para uma empresa e ruim para outra.
97. Não deixe que o orçamento dos gastos iniba uma boa iniciativa ou ideia. A preocupação tem que ser com o desperdício.
98. Tenha em mente que resultados dependem das experiências vividas por clientes e equipe.
99. Nunca deixe as finanças serem soberanas, porque a provável consequência será a falta de resultados. Imperadores devem ser as pessoas que consomem e entregam soluções.
100. Facilite seus resultados, o responsável não são a economia ou o concorrente, é você.
Marcelo Simões Souza
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