Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
As reuniões em geral têm sido alvo de muitas críticas nas empresas. Improdutivas, enfadonhas, inconclusivas, poucos falam e muitos só escutam etc. Os encontros para falar de resultados, têm uma imagem ainda pior. Eu tenho ouvido as mais diversas tentativas das pessoas para não participar delas: aquele cliente ou fornecedor que nunca atende, nos receberá exatamente no dia da reunião; um problema sério com a equipe, precisa ser resolvido exatamente naquele dia etc.
A questão é que esse é um dos principais e mais caros momentos da empresa, se não for o mais importante. Pois, os principais dirigentes (normalmente os com maiores remunerações) despendem seus tempos para decidir sobre que será feito para melhorar (e/ou manter) os resultados econômicos e financeiros (Corpo), aprimorar o relacionamento com o cliente (Mente) e com a equipe (Alma) do negócio. Diante disto, o que provoca essa verdadeira aversão? Os seis fatores que interferem são:
1. Não é um momento destinado à leitura dos números. Aliás, a minha recomendação é que isto aconteça antes da reunião. Pois, cada um tem o seu ritmo de absorção, suas dúvidas quanto à qualidade das informações etc. Pode-se até reservar um espaço do encontro para esta finalidade, desde que todos compreendam que este não é o foco da reunião.
2. Não é um tempo para discutir se o número é “3,5 ou 3,4”. Lógico que todos podem ter dúvidas da consistência dos números. Porém, conforme já foi dito, tais esclarecimentos devem ser realizados antes do encontro. Ler os números e tirar dúvidas faz parte do preparo para este encontro.
3. Não é um espaço destinado à prestação de contas. Isto leva à busca por justificativas. Como isto contribuirá com os resultados futuros? Nada! Quais os aprendizados a partir disto? Nenhum!
4. As pessoas precisam entender o que “está escrito” nos relatórios. Assim como inglês, português, turco, etc., número também é uma linguagem que precisa de algum conhecimento para entendê-lo. Os dirigentes não precisam ser totalmente fluentes no assunto, mas precisam compreender a relação entre o que fazem e os resultados.
5. É um momento onde se deve chegar ao consenso, a partir dos diagnósticos individuais, daquilo que efetivamente interferiu nos resultados do período. Chega-se a uma conclusão única sobre os porquês dos resultados terem atingido tais números. O que foi feito e deixado de fazer. Etc.
6. E, o mais importante é ter sempre em mente que o principal objetivo da reunião, de resultados, é chegar a um consenso sobre o que será feito para incrementar os resultados. O que será feito para manter os bons desempenhos e corrigir aquilo que não gerou os reflexos esperados?
Uma reunião pode ter várias finalidades, mas o importante é que ao término dela as pessoas e a empresa tenham um crescimento: (o propósito e a busca por resultados) faça mais sentido; todos tenham uma maior clareza sobre o que precisa ser feito para tornar a “vida” da empresa, dos clientes e dos colaboradores mais plena; e todos saibam os comos e os porquês.
Marcelo Simões Souza
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