top of page

Cultura de resultados = f(Reunião de Resultados) = f(alfabetização financeira).

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Na última reunião Sr. E e Mr. D conversaram bastante sobre os desafios e oportunidades relacionados aos descontos concedidos pela INCREMENTO S/A. Após o intervalo, exploraram outros indicadores, e identificaram mais possibilidades para melhorar a lucratividade da empresa. Debateram também sobre a evolução do caixa da empresa.

 

Ao final da reunião, para uma certa surpresa do Mr. D, o Sr. E pediu que ele convidasse não apenas a Sra. V, mas também o Sr. Producere, líder da produção. O Sr. E argumentou entender que o Sr. P também tem a maturidade necessária para lidar com indicadores tão estratégicos, e que seria muito contributivo a visão de alguém que lidera a maior parte da equipe, que por sinal é responsável por elaborar as soluções para fidelizar os clientes.

 

- Mr. D inicia o encontro prévio com a Sra. V e o Sr. P para a próxima reunião de resultados: Obrigado por estarem aqui. Hoje, como já havia mencionado, nosso objetivo é nos preparar para a reunião de resultados que teremos em breve. Na verdade, reuniões que acontecerão todos os meses, então é importante fazermos alguns alinhamentos.

 

- Sra. Vendita então indagou: Fico feliz pela confiança, mas Mr. D qual é o objetivo de reuniões como essa? Você vai fazer uma leitura dos números e nos cobrar dos maus desempenhos?

- Sr. P acrescentou: Será um momento que teremos que justificar as nossas realizações?

 

- Mr. D reponde: Que bom que vocês perguntaram. Na verdade, venho aprendendo com os consultores da INCREMENTAL que essas reuniões não são para isso. O objetivo é decidirmos juntos o que devemos fazer para manter os bons resultados que já estamos obtendo, ajustar ou descontinuar o que não está indo bem, e até definir novas ações. É um momento para colaborarmos e encontrarmos as melhores soluções para os resultados da INCREMENTO S/A. Com vocês, teremos a visão de praticamente todo o negócio. Sra. V está muito próxima dos clientes e o Sr. P, da elaboração das soluções.

 

- Sra. V e Sr. P comentam ao mesmo tempo: Mas, como vamos fazer isso?

- Mr. D continua com suas explicações: Uma reunião de resultados precisa ser um momento para chegarmos a um consenso sobre o diagnóstico e do prognóstico.

- Sra. V então indaga: Diagnóstico não é utilizado na medicina para avaliar a saúde das pessoas?

 

- Mr. D: O raciocínio é o mesmo. Nas reuniões, nós assumimos um papel parecido com o de um médico. A partir da interpretação de indicadores financeiros, iremos compreender o que vem afetando o lucro e o caixa da nossa empresa. Assim, podemos identificar problemas e oportunidades, e definir ações que vão gerar um impacto mais eficaz nos resultados da nossa empresa.

 

- Sr. P, com uma expressão de dúvida, questiona: Essa reunião não vai ficar muito longa? Fico imaginando quanto tempo vai levar para o Mr. D apresentar os números, esclarecer nossas dúvidas, e cada um de nós fazermos nossas reflexões? E, ainda tem os debates.

- Sra. V completa: Isssh! Vai durar um dia inteiro.

 

- Mr. D responde: Calma pessoal! Não faremos tudo durante a reunião. Vocês receberão os indicadores com alguma antecedência, para que façam suas “leituras”, diagnósticos e prognósticos individuais. E, estarei à disposição para esclarecer todas as dúvidas que tiverem. Até porque a reunião de resultados não é um momento para ler números e tirar dúvidas, porque isto realmente deixaria o encontro muito lento, já que cada um de nós tem o seu próprio ritmo.

- Sr. P, com cara de surpreso, pergunta: É mesmo? Mas, eu não sou um especialista em finanças. Como vou fazer isto?

 

- Sr. E, que de repente entra na sala comenta: Boa tarde pessoal. Terminei agora a reunião que estava com um cliente, e fiz questão de vim dar um “oi” e reforçar a importância da participação de vocês nas nossas reuniões de resultados. Quando entrei, ouvi a preocupação do Sr. P. Eu também não sou um expert em finanças, mas eu venho sendo alfabetizado financeiramente pelo Mr. D. Aliás, sempre acreditei que prática é a melhor forma de aprender.

- Mr. D acrescenta: Exatamente. Esse é mais um objetivo dessas reuniões – desenvolver a Cultura de Resultados, através da alfabetização financeira. Por isso, vou explicar para vocês os conceitos de cada um dos Números Fundamentais e o que eles nos indicam.

 

- Sra. V com um sorriso no rosto comenta: Estou super empolgada e não vejo a hora de chegar essa reunião.

- Sr. P, mais contido fala: Parece que vamos, juntos, incrementar os resultados financeiros da INCREMENTO S/A.

- Mr. D, então comenta: Agora que compreenderam o propósito das reuniões de resultados, eu vou dar uma breve descrição de Lucro, Margem de Contribuição, Margem de Cobertura, Ponto de Equilíbrio, NCG, Ciclo Financeiro e Tamanho Ótimo.

- Sra. V: Podemos aproveitar a saída do Sr. E, e fazer um pequeno intervalo?




Marcelo Simões Souza


 




8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page