Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
Após o intervalo, continua a reunião conduzida pelo Mr. D, que tem como objetivo de preparar Sra. V e Sr. P para a participação deles nas reuniões de resultados. Antes da pausa eles conversaram sobre a importância de se ter momentos assim, de olhar juntos para os resultados, entender o que eles (os números) estão dizendo e decidir os próximos passos. Agora, sabe aqueles indicadores financeiros que todo empresário ou gestor tem que conhecer? Os Números Fundamentais. Mr. D retoma a reunião com o foco em explicar cada um deles.
- Mr. D entusiasmado começa: Pessoal, vamos falar sobre os números que são os grandes amigos de quem toca um negócio. Não são complicados, mas são poderosos. Eles nos contam histórias sobre onde estamos acertando e onde precisamos melhorar.
- Sra. Vendita e Sr. P comentam ao mesmo tempo: Será que vamos compreender com facilidade? Eu sempre achei finanças um “bicho de sete cabeças”. Eu sempre achei que analisar números financeiros é tão complicado quanto ler um livro escrito em sânscrito. Não consigo entender nada.
- Mr. D com um leve sorriso na boca, responde: O meu papel é simplificar o que parece complicado, é mostrar para vocês e para as pessoas da INCREMENTO que não têm habilidades com números, que entender de finanças pode ser mais simples do que parece. E, sempre lembrando o que aprendi com a equipe da INCREMENTAL, é a minha equipe e eu que precisamos ser financistas, os demais precisam compreender a correlação entre aquilo que fazem na empresa com os números que geram.
- Sr. Producere ainda ressabiado, responde: Gostei disto, mas vamos ver.
- Mr. D segue com a explicação: Primeiro é importante que saibam que para termos a visibilidade financeira necessária de uma empresa, não se deve ter poucos e nem muitos números.
- Sra. V então comenta: Agora estou entendendo por que você sempre fala sobre os Números Fundamentais.
- Mr. D satisfeito com o entendimento crescente deles: Isso mesmo! É como se estivéssemos em um barco, navegando pelo vasto oceano dos negócios.
Os Números Fundamentais são nossa bússola. Eles nos mostram onde estamos, para onde estamos indo e o que precisamos fazer para chegar lá. Sem eles, estaríamos navegando às cegas, sujeitos às correntezas e tempestades, sem qualquer direção.
E, é importantíssimo manter esse equilíbrio entre não ter números demais, que nos confundam e nos façam perder o foco, e não ter números de menos, que nos deixem sem a visão completa do nosso negócio. É esse equilíbrio que nos permite tomar decisões mais assertivas.
É importante lembrar que no mundo das finanças só existem dois indicadores gerenciais: Lucro e Caixa. Todos os outros são um detalhamento ou elementos desses dois. Na verdade, são três, pois tem também a rentabilidade. Porém, mais para frente eu explico por que eu não costumo considerá-lo nas análises gerenciais. O Lucro tem o objetivo de demonstrar se os esforços (gastos) estão trazendo as recompensas (faturamento) compensadoras. O Caixa, o quanto dinheiro de fato temos disponível para usar no dia a dia, para investir, pagar as contas, ou até mesmo guardar para o futuro.
- Sr. P enche o peito e fala: Lembro que Lucro é igual a Faturamento menos Custos e menos Despesas.
- Mr. D responde: É isto mesmo. Porém é importante lembrar o que eu já disse que “número só indica, não explica.” Então isso é só a conta. Por que nossos clientes compram da nossa empresa e topam pagar os preços que praticamos? Só nós produzimos este tipo de produto?
- Sra. V responde: É por causa dos nossos diferenciais. Isto significa que as vendas são uma consequência das experiências que proporcionamos aos nossos clientes, o quanto eles percebem e valorizam a diferença que fazemos na vida deles.
- Mr. D entusiasmado fala: Perfeito. E, para que servem os gastos? Qual a finalidade de cada R$ 1,00 que a minha equipe paga?
- Sr. P responde: Ué! São para comprar os recursos e remunerar as pessoas que vão proporcionar essas experiências para nossos clientes.
- Mr. D completa: Sim, mas não vamos esquecer que também temos que oferecer experiências para nossos colaboradores, pois eles precisam ter significado e autorrealização no trabalho aqui na INCREMENTO. Além disto, não é apenas uma questão de humanidade, também traz resultados. Quando as pessoas se sentem valorizadas e realizadas, elas naturalmente se dedicam mais, cuidam melhor do nosso tempo, dos recursos e, claro, dos nossos clientes.
- Sra. V com um sorriso no rosto comenta: Então é por isso que estou sempre escutando o Sr. E falando que precisamos questionar e avaliar se todo real está agregando valor para o negócio. E, também se todas as pessoas da equipe estão engajadas e “entregando”.
- Mr. D comenta: Exatamente isto. Esta é a melhor maneira para cuidarmos das despesas. Bem, agora que já entenderam o que é o Lucro e qual a finalidade dos indicadores, vamos falar dos outros Números Fundamentais que fazem parte do “guarda-chuvas” desse indicador: ponto de equilíbrio, Margem de Contribuição e Margem de Cobertura.
- Nesse momento o telefone da Sra. V toca e ela então fala: Denarius será que podemos fazer outro intervalo? Eu preciso muito falar com esse cliente agora. Faz parte da experiência que estamos proporcionando para ele.
Marcelo Simões Souza
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