top of page

Descubra como os Números Fundamentais podem ser seus aliados na gestão do seu negócio!

Atualizado: 26 de set. de 2024

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Após o intervalo, continua a reunião conduzida pelo Mr. D, que tem como objetivo de preparar Sra. V e Sr. P para a participação deles nas reuniões de resultados. Antes da pausa eles conversaram sobre a importância de se ter momentos assim, de olhar juntos para os resultados, entender o que eles (os números) estão dizendo e decidir os próximos passos. Agora, sabe aqueles indicadores financeiros que todo empresário ou gestor tem que conhecer? Os Números Fundamentais. Mr. D retoma a reunião com o foco em explicar cada um deles.

- Mr. D entusiasmado começa: Pessoal, vamos falar sobre os números que são os grandes amigos de quem toca um negócio. Não são complicados, mas são poderosos. Eles nos contam histórias sobre onde estamos acertando e onde precisamos melhorar.

- Sra. Vendita e Sr. P comentam ao mesmo tempo: Será que vamos compreender com facilidade? Eu sempre achei finanças um “bicho de sete cabeças”. Eu sempre achei que analisar números financeiros é tão complicado quanto ler um livro escrito em sânscrito. Não consigo entender nada.

- Mr. D com um leve sorriso na boca, responde: O meu papel é simplificar o que parece complicado, é mostrar para vocês e para as pessoas da INCREMENTO que não têm habilidades com números, que entender de finanças pode ser mais simples do que parece. E, sempre lembrando o que aprendi com a equipe da INCREMENTAL, é a minha equipe e eu que precisamos ser financistas, os demais precisam compreender a correlação entre aquilo que fazem na empresa com os números que geram.

- Sr. Producere ainda ressabiado, responde: Gostei disto, mas vamos ver.

- Mr. D segue com a explicação: Primeiro é importante que saibam que para termos a visibilidade financeira necessária de uma empresa, não se deve ter poucos e nem muitos números.

- Sra. V então comenta: Agora estou entendendo por que você sempre fala sobre os Números Fundamentais.


- Mr. D satisfeito com o entendimento crescente deles: Isso mesmo! É como se estivéssemos em um barco, navegando pelo vasto oceano dos negócios.


Os Números Fundamentais são nossa bússola. Eles nos mostram onde estamos, para onde estamos indo e o que precisamos fazer para chegar lá. Sem eles, estaríamos navegando às cegas, sujeitos às correntezas e tempestades, sem qualquer direção.

E, é importantíssimo manter esse equilíbrio entre não ter números demais, que nos confundam e nos façam perder o foco, e não ter números de menos, que nos deixem sem a visão completa do nosso negócio. É esse equilíbrio que nos permite tomar decisões mais assertivas.

É importante lembrar que no mundo das finanças só existem dois indicadores gerenciais: Lucro e Caixa. Todos os outros são um detalhamento ou elementos desses dois. Na verdade, são três, pois tem também a rentabilidade. Porém, mais para frente eu explico por que eu não costumo considerá-lo nas análises gerenciais. O Lucro tem o objetivo de demonstrar se os esforços (gastos) estão trazendo as recompensas (faturamento) compensadoras. O Caixa, o quanto dinheiro de fato temos disponível para usar no dia a dia, para investir, pagar as contas, ou até mesmo guardar para o futuro.

- Sr. P enche o peito e fala: Lembro que Lucro é igual a Faturamento menos Custos e menos Despesas.


- Mr. D responde: É isto mesmo. Porém é importante lembrar o que eu já disse que “número só indica, não explica.” Então isso é só a conta. Por que nossos clientes compram da nossa empresa e topam pagar os preços que praticamos? Só nós produzimos este tipo de produto?

- Sra. V responde: É por causa dos nossos diferenciais. Isto significa que as vendas são uma consequência das experiências que proporcionamos aos nossos clientes, o quanto eles percebem e valorizam a diferença que fazemos na vida deles.

- Mr. D entusiasmado fala: Perfeito. E, para que servem os gastos? Qual a finalidade de cada R$ 1,00 que a minha equipe paga?

- Sr. P responde: Ué! São para comprar os recursos e remunerar as pessoas que vão proporcionar essas experiências para nossos clientes.

- Mr. D completa: Sim, mas não vamos esquecer que também temos que oferecer experiências para nossos colaboradores, pois eles precisam ter significado e autorrealização no trabalho aqui na INCREMENTO. Além disto, não é apenas uma questão de humanidade, também traz resultados. Quando as pessoas se sentem valorizadas e realizadas, elas naturalmente se dedicam mais, cuidam melhor do nosso tempo, dos recursos e, claro, dos nossos clientes.

- Sra. V com um sorriso no rosto comenta: Então é por isso que estou sempre escutando o Sr. E falando que precisamos questionar e avaliar se todo real está agregando valor para o negócio. E, também se todas as pessoas da equipe estão engajadas e “entregando”.

- Mr. D comenta: Exatamente isto. Esta é a melhor maneira para cuidarmos das despesas. Bem, agora que já entenderam o que é o Lucro e qual a finalidade dos indicadores, vamos falar dos outros Números Fundamentais que fazem parte do “guarda-chuvas” desse indicador: ponto de equilíbrio, Margem de Contribuição e Margem de Cobertura.

- Nesse momento o telefone da Sra. V toca e ela então fala: Denarius será que podemos fazer outro intervalo? Eu preciso muito falar com esse cliente agora. Faz parte da experiência que estamos proporcionando para ele.


Marcelo Simões Souza

 




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page