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Hora de se preparar para aumentar Lucro e Caixa no próximo ano.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



O mês de setembro é normalmente quando as empresas começam os planejamentos para o ano seguinte. No boletim número 20 eu sugeri que esse exercício fosse substituído pelo PREPARAMENTO (vale a pena ler esse boletim de novo). Isto porque planejar é, conforme uma das definições do dicionário, “a função de preparação do trabalho”. A diferença entre as palavras não é só uma questão semântica. Enquanto na maior parte dos planejamentos, os números, ou melhor, as metas são o principal objetivo do trabalho, no PREPARAMENTO isto é só mais um elemento.

 

Ninguém é capaz de adivinhar o que irá acontecer no futuro. No entanto, todos conseguem identificar quais são as tendências para todos fatores que interferem no negócio, analisar como elas poderão afetar o propósito (missão) da empresa, estabelecer as melhores alternativas (metaprojetos e/ou planos) do que deve ser feito, e a partir disto avaliar quais serão os prováveis impactos no lucro e no caixa. Aí pode surgir uma pergunta, e se estes impactos forem muito diferentes das necessidades e desejos da empresa? Se o propósito é forte, empolgante, nobre, cativante etc.; deve-se então repensar os “comos” da execução dessa missão, até que os metaprojetos consigam também gerar resultados econômicos e financeiros.

Portanto, planejar nada mais é do que se preparar para o futuro, pensando sobre ele, avaliando todos os prováveis impactos na equipe (Alma), no cliente (Mente) e nos resultados (Corpo) e tomando decisões do que será feito.

 

A ordem no planejamento é, conforme a figura abaixo: os números são definidos primeiro, em seguida as ações e aí o propósito do negócio é ajustado para que as metas possam ser alcançadas. Portanto, o que determina as ações da empresa são os desejos econômicos e financeiros.


     RESULTADOS -> METAS -> PLANOS -> PROPÓSITO

 

No PREPARAMENTO a ordem é inversa: o propósito define o que será feito, e com isto avalia-se os prováveis resultados, e as metas são substituídas pelos desafios, os quais vão sendo ajustados para realizar o propósito e gerar resultados.


PROPÓSITO -> PLANOS -> DESAFIOS -> RESULTADOS

Encontrei uma definição no Wikipédia a qual ilustra bem esse conceito: no planejamento, uma empresa “...escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos” (missão da empresa). Normalmente é mais eficaz e consistente encontrar alternativas para realizar o propósito gerando lucro, do que encontrar um propósito para alcançar o lucro desejado.



Marcelo Simões Souza


 



 

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