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Indicador – uma ferramenta de liderança.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito: 

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Eu venho escrevendo com certa insistência que números em uma empresa são referências, que devem contribuir na gestão do negócio. Indicador é uma ferramenta que o líder deveria utilizar para orientar, direcionar, acompanhar, aprender e cobrar. Tenho constatado nos meus trabalhos em empresas que, dentre as várias responsabilidades de um líder há cinco delas onde os indicadores podem servir para aumentar a eficácia no trabalho de gerenciar a equipe. Chamo tais incumbências de MOMENTOS DE LIDERANÇA (derivado do conceito “momentos da verdade”, criado por Jan Carlzon): significado, acordo, treinamento, acompanhamento e avaliação dos resultados.

 

MOMENTO DO SIGNIFICADO – o começo de tudo. Este é o momento em que o líder deve fazer o trabalho de equipe fazer sentido para ela. Hora de deixar claro o porquê, para quem e para que. Os indicadores nesse momento ajudam a facilitar a compreensão e deixam mais palpável o que estiver sendo abordado. Por que, por exemplo, a empresa precisa aumentar a margem de contribuição? Os números podem mostrar que: o lucro precisa ser maior para garantir os investimentos necessários; as despesas já estão totalmente adequadas e que a capacidade de produção está no limite.

 

MOMENTO DO ACORDO – é o estágio onde tudo é combinado. Ocasião onde se define o quê, como, quando, quais os resultados esperados e também como as realizações serão medidas e acompanhadas.

Nesta fase a utilização de indicadores ajuda na comunicação dos objetivos desejados, na definição das metas e dos caminhos a serem trilhados. Continuando o exemplo. “Então chegamos ao consenso que devemos crescer a margem em 10%, através do aumento em 20% na venda do produto A (maior margem da empresa) e para compensar (por causa dos limites de produção) será feita uma redução em 15% na venda do produto C (menor margem); etc...”.

 

MOMENTO DO TREINAMENTO – quando a liderança transfere todos os conhecimentos necessários para executar o que foi determinado no Momento anterior. O indicador e respectivas metas auxiliam no direcionamento do que se pretende atingir, e consequentemente serve de base para o desenvolvimento dos treinamentos. “Diante de tudo isto, eu (líder) visitarei com cada um da equipe, 4 clientes. Um por mês, já que o objetivo é atingir tal margem daqui a 6 meses...”.

 

MOMENTO DO ACOMPANHAMENTO – fase que o liderado está executando o que foi combinado. Você pode estar perguntando, qual é o papel da liderança neste momento? É fundamental saber o que está acontecendo durante a execução. “Que bom, depois de um mês já conseguimos aumentar a margem em 3%. Mas, reduzimos mais o produto B do que o C. Vamos rever a ajuda do líder?”

 

MOMENTO DA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS – etapa cuja finalidade principal é o aprendizado. Através dos indicadores, analisa e aprende com conquistas obtidas e obstáculos não superados.



Marcelo Simões Souza

 



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