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Indicadores podem desenvolver Visão de Resultados.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Em todos os momentos que você e sua equipe estão tomando uma decisão, todos pensam em como esta afetará o Lucro e o Caixa? Se a resposta for sim, parabéns, a sua empresa tem bons indícios de uma Visão de Resultados desenvolvida. Porém, se a resposta for não, você tem um bom desafio. Eu entendo que, uma pessoa possui Visão Sistêmica, quando ao tomar uma decisão, tem o cuidado de se preocupar em como esta irá afetar sentimentos e valores da equipe (Alma), diferenciais entregues a clientes e a imagem que estes formam da empresa (Mente) e, resultados econômicos e financeiros do negócio (Corpo). Um dos principais desafios da liderança é desenvolver essa consciência na equipe. Colaboradores precisam ter em mente que sempre devem buscar realizações que contribuam com o desenvolvimento dessas três dimensões em equilíbrio.

 

Diante disto surge a pergunta: como fazer para desenvolver tal preocupação na equipe? Um dos caminhos é a ferramenta de gestão: indicadores. Você pode estar perguntando: como assim? Os projetos (metaprojetos) que estão sendo desenvolvidos, possuem indicadores que apontam para um incremento na relação com o cliente, no orgulho da equipe, no lucro e no caixa da empresa? Em outras palavras, as pessoas estão “trabalhando por trabalhar”, ou há propósitos e desafios para todas as ações que realizam? Todos sabem onde devem chegar nas suas ações do dia-a-dia?

 

Enfim, em tudo que é feito na sua empresa, há um foco em Resultados? As pessoas estão preocupadas com o Lucro e o Caixa em tudo que estão fazendo? Indicador é uma ferramenta que, dentre seus principais objetivos, ajuda a direcionar as ações da equipe. Imagine que foi definido um projeto para divulgar um determinado produto/serviço da empresa.

Ao estabelecer indicadores relacionados aos resultados (aumento das vendas, crescimento da margem de contribuição, elevação do lucro etc.), certamente aumentam as chances desta ação incrementar os ganhos econômicos e financeiros do negócio.

Porque, se o indicador for levado a sério, provocará uma profunda reflexão do que precisará ser feito para que essa divulgação contribua com lucro e caixa. Desta forma indicadores podem ajudar a desenvolver a Visão de Resultados das pessoas, porque estas precisarão buscar a correlação do que fazem com os reflexos na lucratividade e na liquidez.

 

Porém, há que se tomar alguns cuidados, pois como toda boa ferramenta, se mal utilizada pode fazer alguns estragos. Um indicador pode conduzir as pessoas para um caminho errado. As empresas precisam aumentar lucro e também o caixa. Mas dependendo do estágio de maturidade da equipe, e se o indicador estabelecido for o faturamento, isto pode gerar um descuido com prazos de recebimentos e consequentemente com o caixa.

Outra questão que se deve ficar atento é que a  falta de um indicador relacionado ao cliente e/ou equipe e/ou resultados, pode gerar um desequilíbrio na empresa. E, também a escolha de indicadores desconectados com o propósito da empresa, pode deixar os colaboradores confusos. Além disto, a utilização do indicador como instrumento de controle pode levar ao “teatro dos números”, onde as pessoas buscarão definir somente números que possam ser alcançados com certa facilidade, para evitar uma cobrança mais acirrada.




Marcelo Simões Souza

 


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