top of page

Lucro – consequência e objetivo.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Eu faço questão de começar este texto enfatizando que, na minha visão, o foco principal de uma empresa não é gerar lucro. Acredito que lucro é tão importante quanto desenvolver comprometimento e fidelidade com clientes e colaboradores. Até porque, conforme disse Robert Kaplan, criador do “Balance Score Card”, e adaptado às minhas palavras, ...se quiser saber o desempenho da empresa no curto prazo, avalie os índices financeiros, mas se quiser saber quais deverão ser os resultados futuros, analise a relação com clientes e com colaboradores...Portanto, não há como uma empresa evoluir sem clientes que são fãs, sem colaboradores que se orgulham de fazer parte da equipe, e sem resultados econômicos e financeiros para financiar tudo isto.

 

Isto posto, quero propor uma reflexão sobre os efeitos nesta, que é a principal variável econômica de um negócio, o lucro. Quando pergunto em empresas, sobre qual o resultado necessário, em várias oportunidades obtenho a seguinte resposta: “o máximo que for possível ou, aquilo que formos capazes, e etc.” Ao escutar tais declarações fico preocupado se nos negócios, há uma clareza sobre o funcionamento da dinâmica econômica e financeira.

 

LUCRO é uma variável que é fruto de consequências. Decorre de como gestores administram recursos e talentos para entender, atender e surpreender clientes. O seu cálculo, é realizado através da diferença entre faturamento (ou receita, dependendo do negócio) e gastos com produtos, serviços e infraestrutura de apoio (custos e despesas, respectivamente). Faturamento, é consequência de como a empresa se relaciona com o mercado, ou seja, as receitas são maiores ou menores em função de como uma equipe é capaz de entender as necessidades de clientes, atendê-las e demonstrar o quanto faz diferença na vida de cada um. Gastos derivam de como os gestores administram talentos e recursos que estão à disposição.

O gestor é como um técnico de um time de futebol, que obterá melhores resultados se, conseguir compreender onde está a melhor contribuição de cada pessoa da sua equipe. O líder também é responsável em fazer com que cada real gasto de fato agregue valor para clientes e quem os atende, ou seja, colaboradores.

 

Em resumo, LUCRO é consequência de tudo aquilo que é, ou não, realizado em uma empresa. Porém, por outro lado, é fundamental definir quais são as necessidades da empresa, com a finalidade de definir objetivos de lucratividade. Lucro não é só um desejo. Eu insisto que toda empresa precisa definir quanto precisa investir; qual o volume de reservas ideal para suportar momentos inesperados e/ou aproveitar oportunidades; qual o volume de capital de giro necessário para manter estoques e ficar um período sem receber dos clientes (quando concede prazos); o valor adequando para remunerar sócios, acionistas e equipes.

 

As empresas precisam definir como as consequências do que estão planejando fazer, irão atingir os objetivos necessários para que a empresa consiga prosperar. Líderes e equipes precisam determinar onde querem chegar (objetivos) e como farão para alcançar (consequências).



Marcelo Simões Souza

 




0 visualização0 comentário

Kommentare


bottom of page