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Modelo progressista de Análise da Lucratividade.

Atualizado: 26 de set.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito: 

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Eu venho insistindo em escrever nos boletins que os números devem servir, em primeiro lugar, como referência para se preparar. No PREPARAMENTO, após o momento da concepção das ações através de um processo criativo, é fundamental que a equipe avalie as probabilidades dessas inovações gerarem prosperidade. Em segundo lugar, os indicadores devem ser utilizados como referência para aprender sobre como as realizações afetam equipe (indicadores de Alma), cliente (Mente), a geração de riqueza econômica (lucro) e a formação de caixa (índices que demonstram os efeitos na dimensão Corpo da empresa).

 

Neste sentido eu quero propor um modelo progressista de montar um Demonstrativo de Resultados (DRE). O objetivo desta proposta é direcionar as atenções para o que realmente precisa ser analisado. Auxiliar na busca das reais causas dos resultados obtidos.



Numa análise muito simplista e pragmática, uma empresa é um conjunto de pessoas reunidas por valores e um propósito comum. Este por sua vez, está relacionado em servir outro grupo de pessoas (clientes, no jargão empresarial) com desejos, necessidades e anseios.

Portanto, o faturamento nada mais é do que uma recompensa que clientes topam pagar por entenderem que estão sendo atendidos.

Diante disto, pode-se dizer que o lucro está diretamente relacionado em como a empresa entende e atende o cliente. A recompensa que este aceitará pagar dependerá de como entender que suas necessidades, desejos e anseios estão sendo atendidos. Aliás, aqui vale uma observação essencial, o que importa de fato é a percepção do cliente. Por mais, que a empresa esteja fazendo exatamente aquilo que está sendo solicitado, se não for percebido pelo mercado, este não concordará em pagar o preço justo. Isto significa que a empresa que quiser obter resultado operacional positivo, além do trabalho de entender e atender, também precisa fazer com que os clientes percebam que isto esteja acontecendo na plenitude.



Marcelo Simões Souza

 



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