Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
No Brasil há uma lenda que o ano só começa depois do Carnaval. Já que este já se foi, é então um bom momento para rever as práticas da sua empresa. Nesses anos todos de experiência, constatei que o processo de tomada de decisão é o ponto crucial de qualquer empresa, independente do tamanho ou atividade. Aliás, é um assunto que venho insistindo desde o primeiro boletim. As oportunidades que as empresas têm para definir o que pode ser feito para incrementar seus resultados são quando decisões estão sendo tomadas. Eu constatei que nas empresas existem os “MOMENTOS DE RESULTADOS”, aqueles onde tudo que for definido terá um efeito fundamental sobre os resultados da empresa, conforme figura abaixo:
Tudo começa no mercado, pois, de maneira simplista, uma empresa existe porque é capaz de atender a um conjunto de necessidades de um grupo de pessoas. Portanto, a empresa estabelece uma relação com esses clientes, e a dimensão financeira deste relacionamento é o preço. O cliente tem que “concordar” com os valores que empresa está cobrando pelos produtos e serviços que estão sendo oferecidos, para que obtenha um faturamento capaz de gerar resultados. Mas, por outro lado esses preços precisam ser de um valor tal que, se uma determinada quantidade dos produtos e/ou serviços for vendida, a empresa terá receita suficiente para pagar as despesas e gerar lucro. Essa é o primeiro MOMENTO DE RESULTADOS, que precisa ser apoiado por um processo (de formação de preços) que possibilitem as decisões mais eficazes possível. Como é na sua empresa?
Marcelo Simões Souza
Comments