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O Olhar de Resultados na Tomada de Decisão.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Um colaborador da sua equipe volta de uma visita que fez a um cliente importante da sua empresa com uma “proposta irrecusável”. O cliente quer comprar 30% (trinta por cento) a mais do que o habitual. Ele (o cliente) não quer descontos, pagará o preço que deixará uma margem igual à que vem sendo praticada, mas quer efetuar os pagamentos no dobro do prazo médio que era combinado. Imaginando que a relação da empresa com o cliente não seria abalada com qualquer decisão que fosse tomada, ou seja, se a decisão for de fazer ou não o negócio, a empresa continuará sendo bem vista pelo cliente. Vale a pena aceitar essa proposta? Parece uma definição simples, já que o faturamento e o resultado aumentarão! Não é bem assim.

 

Para tomar essa decisão é importante um “olhar” econômico e outro financeiro, ou seja, é imprescindível que além de avaliar os impactos no lucro, seja feita uma análise do que acontecerá com o caixa. Do ponto de vista da VISÃO DE RESULTADOS é possível classificar as empresas em três grupos que muito provavelmente apresentariam comportamentos muito semelhantes, diante dessa situação apresentada no primeiro parágrafo:


  • Empresas com baixa ou nenhuma VISÃO DE RESULTADOS tendem a aceitar, pois o único foco é aumentar as vendas. Margem de contribuição e caixa não fazem parte das discussões.

  • Negócios com moderada VISÃO DE RESULTADOS, para topar a proposta analisariam também as margens de contribuição da venda.

  • Empresas com desenvolvida VISÃO DE RESULTADOS, incluiriam na avaliação os impactos que essa negociação causaria nos estoques, no processo produtivo, no contas a receber e, principalmente, no caixa. Além disso, incluiriam a análise do potencial do cliente e do custo de oportunidade, isto é, do ponto de vista de resultados, onde é mais compensador alocar o precioso tempo da equipe.

 

Por que é importante pensar no impacto no caixa quando há a possibilidade de aumentar as vendas? Porque se os estoques forem ficar no mesmo patamar, para vender implica em comprar mais, e como geralmente os pagamentos acontecem antes dos recebimentos, a empresa precisará então de dinheiro para honrar os compromissos.

Caso não tenha reservas, terá que captar dinheiro em bancos. Diante disto só será um bom negócio, primeiro se a empresa tiver crédito junto às instituições financeiras e depois se a margem cobrir também os juros que serão pagos.

 

Eu gostaria de ressaltar que a VISÃO DE RESULTADOS é um elemento da VISÃO SISTÊMICA. Para decidir é necessário pensar nos impactos nos resultados (lucro e caixa), na equipe e no cliente.



Marcelo Simões Souza


 



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