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Pequenas ações que Contribuem nos Resultados!

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Ram Charan, autor de vários livros sobre gestão de negócios, em “Crescimento & Lucro” escreveu que são pouquíssimas empresas que conseguiram a prosperidade através de “tacadas de mestre, uma idéia genial”. O que ele quis dizer é que, há várias empresas excelentes e de alto desempenho, mas nem todas são consequências de alguma genialidade como Microsoft, Apple, Ford e mais uma dúzia. A maior parte dos negócios prosperaram por causa de várias “pequenas tacadas”, numa analogia ao golfe. Em outras palavras, é o conjunto de várias ações não tão “geniais”, mas eficazes, que garantem o desenvolvimento da maior parte dos empreendimentos.

 

Diante disto, eu acredito que na sua empresa deve haver ações que não são consideradas tão grandiosas, mas que certamente contribuem com os resultados. Vamos lá!

 

O contas a receber do seu negócio é tão eficaz quanto o contas a pagar? Do ponto de vista de Corpo, mais especificamente na dimensão financeira do negócio, o que faz uma empresa “girar”? O dinheiro que entra na conta corrente. Diante disto pergunto, por que normalmente há uma enorme preocupação com o que deve ser pago, mas isto não acontece na mesma medida para o que deve ser recebido? Eu conheço empresas que até antecipam seus pagamentos para não correr o risco de esquecer, e/ou garantir que nada ficou para trás. Mas, no entanto, quando questionados se todos clientes quitaram em dia seus boletos, não sabem responder. As contas precisam sim ser pagas na data combinada, mas as entradas de dinheiro na conta corrente também precisam acontecer no dia que foi combinado. Ainda com relação a isto, será que a equipe tem consciência de que quando concedem um dia a mais para o cliente, é um dia a mais que o dinheiro não entra na empresa? E que, se este não ingressa, não há como pagar contas? Mais básico ainda, será que todo mundo sabe que receber é tão importante quanto produzir e vender?

 

Outra questão: todos sabem exatamente tudo que tem no estoque? Não é exatamente o que tenho visto. E aí vem algumas perguntas: como é possível orientar a equipe comercial sobre o que vender e a equipe de compras sobre o que deve ser adquirido, se este conhecimento não existe? Será que todos tem consciência de que os estoques nada mais são que recursos sob a forma de materiais e/ou mercadorias? E que, é aí, do ponto de vista econômico, que está a possibilidade de “abastecer“ o caixa da empresa? Conhecer o que tem no estoque é o mesmo que saber o que tem na geladeira e na dispensa de uma casa. Quem não sabe, pode passar fome ou ter alimentos estragados.

 

Outro ponto: há um cuidado para que os processos da sua empresa facilitem: entrega, faturamento e cobrança? Eu sou um dos primeiros a defender que superar as expectativas do cliente é o mais importante em um empreendimento. Porém, se o produto/serviço não for recebido pelo cliente na data combinada, ele postergará a “entrada” do dinheiro na conta da empresa. Enquanto o faturamento não for efetuado (isto vale para Serviços), o cliente não pode ser cobrado. E, quem tem que acompanhar a cobrança tem consciência de que se o cliente por algum motivo não pagar, precisa imediatamente, no mínimo, informar para quem na sua empresa cuida do cliente?



Marcelo Simões Souza

 



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