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Pilares da Gestão de Resultados

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Desenvolver a Gestão de Resultados em uma empresa, significa implantar uma dinâmica para gerenciar e atuar ativamente no incremento dos resultados em um negócio. Entendo que, para cumprir com tal finalidade, é necessário criar e/ou aprimorar o que denomino Pilares da Gestão de Resultados: Modelo, Processo, Visão e Cultura.


  • Modelo para decisões nos Momentos de Resultados – conforme já foi abordado em uma série de boletins (números 13 a 18), em toda empresa existem quatro momentos cujas decisões são as mais importantes para os resultados de uma empresa: que preços praticar; quanto vender, e para quem, de cada produto e serviço; o que fazer para formar caixa e, após a análise, quais ajustes devem ser efetuados nas ações. O foco deste pilar é definir quais as melhores formas de organizar as informações, de tal forma que a liderança consiga entender os impactos das ações nos resultados. Os responsáveis pela Gestão de Resultados devem entender as necessidades e características daqueles que decidem na empresa, definir os indicadores de resultados mais apropriados e desenvolver os modelos que mais se adaptam.


  • Processos voltados para Resultados – contas são pagas, recebidas, materiais são comprados, estocados, processados etc. Tudo isto tem que estar sendo registrado em algum lugar (de preferencia no sistema). Porém, nem sempre o trâmite dos dados e o modo como estes são registrados, permite que eles sejam transformados em informações para a tomada de decisão. Este é o pilar onde as atenções são voltadas para a definição do fluxo das informações, de como devem ser registradas no sistema, e quais relatórios serão necessários para “alimentar” os modelos acima.


  • Visão de Resultados – de nada adianta uma empresa possuir indicadores, se a liderança não for capaz de interpretar e correlacioná-los com as ações. Afinal de contas uma das principais finalidades de uma informação é gerar conhecimento. O que só é possível se as pessoas forem capaz de entender o que cada número quer dizer. Neste pilar, deve-se garantir que todos os que utilizam são capazes de saber porque o que foi feito gerou o determinado resultado. Em outras palavras, desenvolver a Visão de como cada ação causa impacto nos Resultados. Além disto, também deve-se definir quais serão as dinâmicas para apresentar e debater resultados.


  • Cultura de Resultados – por fim, é importante que as pessoas sempre pensem e discutam sobre resultados, que isso não fique restrito somente às reuniões de resultados. É fundamental criar uma Cultura onde os colaboradores se preocupem constantemente com os Resultados, desenvolvam o hábito de sempre que uma decisão tiver que ser tomada, reflitam sobre os prováveis impactos nos resultados. O objetivo do pilar é criar mecanismos para desenvolver a consciência sobre o papel dos resultados, a importância deste para o negócio e para cada um na empresa, bem como cada colaborador participa nas conquistas econômicas e financeiras do negócio.


O desenvolvimento da Gestão de Resultados, assim como tudo na empresa, não é estático. Portanto, para gerar prosperidade é imprescindível que esses pilares sejam sempre aperfeiçoados.



Marcelo Simões Souza

 



 

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