Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
Em todas férias, não abro mão de viajar, pois além do descanso mental, do aprendizado cultural, também há sempre grandes aprendizados sobre resultados. Eu faço questão de observar e refletir sobre o que se faz em outros lugares e que gera resultados. Lógico, não existe “mundo perfeito”, o que importa é identificar fatores positivos e inspiração para o incremento da lucratividade.
Bem, neste ano a escolha foi a Croácia, país fundado em 1991, após a dissolução da Iugoslávia. O que mais chama a atenção é o fato de como conseguiram se reconstruir e prosperar 20 anos após uma guerra de tamanha proporção? Hoje o país recebe por volta de 8 milhões de turistas por ano. Para se ter uma idéia, o Brasil em 2014 ano da Copa do Mundo por aqui, foram 6,4 milhões. Detalhe, a Croácia é do tamanho da Paraíba.
Os negócios com os quais tivemos contato – hotéis, restaurantes e varejo em geral – na sua grande maioria, demonstrando prosperidade.
O diagnóstico para estas conquistas está no título deste boletim: propósito, foco, cuidado, atenção, dedicação e preparo.
As pessoas “abraçaram” o propósito de recuperar o país e destituir o clima de pós-guerra. Com relação a isto, foi possível perceber nos sorrisos e em algumas conversas com pessoas que “viveram” a guerra.
Um dos maiores e mais belos litorais da Europa, cidades milenares e alguns patrimônios da Unesco, fizeram com que escolhessem o turismo como um dos focos para contribuir com a recuperação. E, como deve ser feito quando se escolhe um foco, houve (e ainda está havendo) todo um preparo para isto: placas de trânsito em inglês, principalmente nas estradas. Apesar de pertencerem à comunidade europeia, ainda não adotaram o euro como moeda oficial, mas em quase todos os lugares turísticos, inclusive nos pedágios das estradas, o euro é aceito.
Agora, o ponto principal: o povo. Além de terem se preparado tecnicamente, pois em nenhum lugar tivemos problemas com a língua, quase todas pessoas falam inglês: do gerente à pessoa que carrega malas. Não sei se é vocação ou preparo, mas em nenhum outro lugar que já estive (e olha que já viajei bastante), me senti tão cuidado, recebi tanta atenção e percebi tamanha dedicação ao cliente como lá. Todos os detalhes são cuidadosamente arrumados para que o cliente tenha a melhor experiência da sua vida. E, é possível perceber as pessoas com tal objetivo.
Porém, algo importantíssimo de ser ressaltado: eles aprenderam que tudo isto tem valor e precisa ser cobrado de acordo. Entenderam que entregar excelência tem um custo, e este deve ser financiado através do preço.
Mas você pode estar se perguntando: o que tudo isto tem a ver com a minha empresa? Eu acredito que tudo. Na minha opinião esta é uma grande fórmula para superar uma crise, um obstáculo, um momento ruim da empresa, e conquistar resultados: um propósito que mexa com os colaboradores, um foco com região de lucro e condizente com as capacidades da empresa, preparo da equipe, e fundamentalmente, atenção, cuidado e dedicação ao cliente. Resultados na certa.
Marcelo Simões Souza
Comments