Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
Mais um ano está começando, e normalmente nessa época a maior parte das empresas destinam um tempo para “falar” sobre o futuro. Porém, todo ano costuma acontecer o mesmo, no final do período: resultados não atingidos, frustrações, grandes discussões, uma baixa geral na autoestima da equipe e, na minha visão, o pior é que, na maior parte das vezes, ninguém sabe os porquês.
O grande ponto é que todo esse trabalho de “planejamento” costuma estar totalmente focado em números. E, é aí que está o problema, resultados não são números. Estes, na verdade, são o instrumento de medida dos resultados das realizações das pessoas que fazem parte de uma empresa. Um número acontece porque algo foi ou deixou de ser realizado. A própria definição que geralmente é utilizada nesse processo já denuncia a distorção: “Plano de Metas”. Pois, deveria ser “Plano com Metas”, onde planos construídos pelas equipes conduzem aos resultados. Ah! E se tais resultados não forem os necessários para o desenvolvimento do negócio? Então a discussão deve-se voltar para a origem dos resultados: planos, objetivos e possibilidades de negócio.
O primeiro passo para mudar esse cenário, é desenvolver na equipe a Visão de Resultados. Isto significa desenvolver a capacidade de correlacionar cada ação do dia-a-dia com “números” obtidos. Fica muito difícil para qualquer um gerar mais resultados, quando não tem clareza de como as suas atividades interferem nos ganhos da empresa. As pessoas da sua empresa precisam saber como influenciam faturamento, custos, margem de contribuição, despesas, lucro, prazos de recebimento e de pagamento, giro de estoques, Necessidade de Capital de Giro e caixa.
Cada um precisa planejar o que fará para melhorar os resultados da empresa. Quem vende, como venderá mais e com mais margem de contribuição. Quem produz, como produzirá mais com menos gastos. E assim por diante.
A Cultura de Resultados também é algo fundamental a ser desenvolvido. A partir do momento que todo mundo sabe como gerar resultado, é crucial que na empresa tenha um clima propício para que todos estejam sempre preocupados em como podem fazer algo diferente para incrementar lucro e caixa. É fundamental desenvolver na equipe um compromisso constante com os resultados, equivalente ao comprometimento com os clientes e com atitudes condizentes com os valores. Cultura de Resultados implica em que todos, a todo momento, preocupem-se em como poderão melhorar o desempenho econômico e financeiro do negócio.
A partir do momento que na sua empresa todo mundo já souber como contribuem com os resultados. Todos estiverem preocupados em aprimorar os ganhos. A etapa seguinte é orientá-los a atuar nos principais fatores de alavancagem de resultados do seu negócio. Via de regra, há muito a se fazer. No entanto, isto tende a deixar as pessoas confusas e sem um direcionamento. A liderança precisa estabelecer para a equipe, quatro ou cinco “vetores estratégicos” de atuação, onde as ações devem obrigatoriamente contribuir de modo expressivo com: aumento de faturamento e/ou melhoria das margens e/ou otimização de despesas e/ou redução da NCG e/ou aumento do caixa. Caso isto não esteja acontecendo, a empresa ainda não está preparada para aumentar os resultados.
Marcelo Simões Souza
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