Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
Não adianta ter indicadores e nada fazer com eles. Não adianta fazer reuniões e sair delas sem nenhuma ação diferente. Não adianta buscar conhecimentos e não utilizá-los. Não adianta pedir opinião da equipe e não aproveitar nada.
Por mais que pareça óbvio e por mais que eu já tenha escrito: resultados diferentes requerem ações diferentes.
Há uma piada que diz mais ou menos o seguinte: havia um sujeito que sempre pedia para Deus que o ajudasse a ganhar na loteria, e após algum tempo Deus mandou um recado, eu te ajudo, mas você precisa pelo menos jogar. Eu tenho plena convicção que ajudas externas contribuem, mas não resolvem. Os únicos que podem trazer resultados para o negócio são as próprias pessoas que fazem parte da liderança e equipe.
Estes dias estive em um cliente que perguntou como estavam os resultados das empresas que temos contato. O curioso é que parece que ele não gostou muito do que respondi: vários clientes da INCREMENTAL obtiveram recordes de faturamento nesses primeiros meses do ano, apesar da tal “crise” que tanto tem se falado. Portanto, vou repetir o que já disse em outro boletim, os resultados da sua empresa dependem em primeiro lugar do principal líder, e em segundo lugar, da principal liderança. São estas pessoas que “decidem jogar ou não”; decidem o que fazer e como vão lidar com a situação atual; fazem alguma coisa a partir do conhecimento que adquirem através dos números. Deus libera os caminhos, ilumina, apoia, assenta o solo etc., mas quem pilota, é cada um de nós.
Com todos esses exemplos estou querendo enfatizar, mais uma vez, que os resultados da sua empresa dependem das suas ações e da sua equipe. Já que, como eu disse outro dia em uma reunião de resultados de um cliente, se não for capaz, dentre outras coisas, de gerar lucro e caixa, então é melhor pensar em arranjar outra coisa para fazer. Que tal “vender coco na praia”?
Portanto, faça das reuniões de resultados da sua empresa, um grande momento de aprendizado. Deve ser sempre discutido se a equipe está entendendo e atendendo as súplicas dos clientes. E, quando fazem, se estão fazendo o cliente reconhecer a diferença que estão fazendo na vida dele.
Outra pergunta que deve ser feita diariamente: todos sabem que cada real gasto na empresa tem a finalidade de mudar a vida de colaboradores, e consequentemente, dos clientes? Essas perguntas são FUNDAMENTAIS para entender os resultados do seu negócio. E é isto que deve ser a principal discussão nos encontros de resultados. A partir dessas perguntas deve surgir diagnóstico e prognóstico. O que será feito? Uma reunião sem respostas para tais questões, é uma grande perda de tempo. Resultados só acontecem se colaboradores comprometidos com a “causa” forem capazes de identificar, atender (e mostrar para eles que atendem) as súplicas de clientes.
Quem estiver lendo este texto pode até estar dizendo que estou sendo repetitivo, mas é incrível como ainda encontro empresas, e lógico empresários e líderes, que pensam que alguém (mercado, governo, Deus, sei lá) fará algo por eles. Isto não existe! Cada um de nós é responsável pelas consequências daquilo que fazemos. Seu negócio não está gerando lucro e caixa? São as ações que estão, ou não, fazendo que provocam isto. Então, avalie, aprenda, e o mais importante, aja!
Marcelo Simões Souza
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