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#181Cultura de Resultados – a importância e o que é preciso para desenvolvê-la.

Cultura de Resultados – a importância e o que é preciso para desenvolvê-la.

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.

Obter resultados não deve ser um evento isolado, mas sim uma constante. Por isso a necessidade de desenvolver uma Cultura de Resultados dentro da empresa.

 

Cultura, nesse contexto, se refere ao conjunto de crenças, valores, comportamentos, hábitos e práticas que são compartilhados pelos membros de uma empresa. A cultura influencia a maneira como os colaboradores se comportam, agem, tomam decisões, se comunicam e trabalham em equipe.

 

Portanto, Cultura de Resultados implica em ter pessoas na empresa que entendam a importância do lucro e do caixa, e estejam o tempo todo em busca de maneiras para incrementar os resultados. Se o seu desejo é manter um negócio consistentemente próspero, então é essencial cultivar esta cultura.

 

E, o que é preciso para criar a tão desejada Cultura de Resultados? Os dois elementos mais importantes são: indicadores apropriados e rituais disciplinados. Se os números não forem relevantes, eles não se transformam em ferramentas úteis para a gestão e não proporcionam o necessário aprendizado. E, diante disso, as pessoas podem acabar por ignorá-los ou simplesmente cumpri-los por obrigação, sem realmente compreender sua finalidade.

 

Há os Números Fundamentais que já foram mencionados algumas vezes nos meus textos anteriores, que são destinados aos sócios e aos principais gestores. Mas, também existem os indicadores específicos de cada área, os quais são utilizados pelas lideranças e suas equipes. Ambos devem ajudar a cuidar das questões mais impactantes do momento. Por exemplo, pode ser que algumas empresas estejam passando por uma situação em que seja muito importante acompanhar a rotatividade de colaboradores, enquanto em outras isso pode ser considerado irrelevante. Além das características, a relevância do indicador pode mudar conforme a conjuntura que o negócio estiver vivendo. Isto é, o indicador pode ser vital em um momento e perder a importância em outro.

 

Não vamos esquecer de mais duas características dos indicadores que são cruciais para o desenvolvimento de uma cultura: quantidade adequada e precisam ser de fácil compreensão para aqueles que vão utilizá-los.

 

Para construir uma cultura, é essencial estabelecer rituais consistentes. Não há como obter resultados se não houver momentos para conversar sobre eles.                                                  

 

Por isso a importância de se criar uma dinâmica regular de reuniões para analisar os indicadores em equipe, aprender com eles, chegar a um consenso sobre os motivos por trás dos números, além de definir conjuntamente quais ações devem ser tomadas.

 

Essa dinâmica de reuniões precisa ser construída de uma forma em que, cada grupo de colaboradores utilize aqueles indicadores que eles possam influenciar de alguma maneira, que consigam fazer algo para mudar o desempenho. Afinal de contas, o que o indicador prazo de pagamento dos fornecedores acrescentaria em uma reunião de resultados da equipe comercial?

 

Enfim, a cultura de resultados contribui significativamente para o desenvolvimento de uma empresa com formação perene e consistente de lucro e caixa.  

Marcelo Simões Souza