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#96Diagnóstico da Gestão de Resultados – Dimensão Informações – Números Fundamentais Fim

Diagnóstico da Gestão de Resultados – Dimensão Informações – Números Fundamentais Fim

Encerrei a edição anterior discorrendo sobre NCG (Necessidade de Capital de Giro) e sua variação. Mas, quero reforçar o quanto é importante na gestão do caixa de uma empresa medir e conhecer essas variáveis.

Conforme já foi dito CDG (Capital de Giro) é o volume de recursos que a empresa precisa dispor para “deixar” com o cliente (saldos de contas a receber), em estoques e, no caixa para os pagamentos, enquanto os recursos ficam “aplicados” nas duas primeiras contas.

Utilizando recursos da matemática, pode-se notar na equação abaixo que o dinheiro que “sobra” no caixa é o que se possui de CDG menos o que está “aplicado com os clientes e sob a forma de materiais e mercadorias:

Por outro lado, parte dessas “aplicações” são financiados por compras com pagamentos futuros, ou seja, o contas a pagar. Portanto:

Portanto o caixa aumenta ou diminui, em função da gestão do CDG e da NCG, já que:

O CDG próprio é afetado por três grupos de ações: compra e venda de ativos físicos (máquinas, equipamentos etc.); aportes e retiradas por parte de sócios e acionistas; e o resultado operacional (lucro ou prejuízo). No entanto, em condições normais, somente este último acontece todos os dias em uma empresa. E por causa disto se diz que:

Então, além de todas as ações relacionadas à lucratividade que já foram comentadas, também é essencial gerenciar o que altera a NCG, ou seja, os tempos que são negociados para receber de clientes, para pagar fornecedores e que são gerenciados para materiais e mercadorias ficarem “paradas” dentro da empresa. Portanto, para aqueles que desejam agir na formação de caixa, é básico possuir estes Números Fundamentais

Estes ajudam a conscientizar as pessoas de que o caixa é prejudicado quando um dia a mais é concedido para clientes, a menos é cedido para fornecedores, e ainda questões nos processos de compras e produção que deixem materiais e mercadorias mais tempo do que o necessário dentro da empresa.

Tamanho Ótimo é um Número Fundamental que também deriva da lucratividade e da NCG.

O aumento das vendas, desde que não seja à vista, tende a aumentar lucro e NCG. O Tamanho Ótimo é exatamente quando:

E para concluir, a Geração Líquida de Caixa é afetada por: investimentos, aportes etc.

 

 

Índices de setembro a novembro de 2016
 
Lucratividade
Total Industria
Varejo Serviço
Liquidez
Total Indústria Varejo
 
*Quando se obtém prejuízo, não são calculados indicadores onde o denominador é o resultado operacional. Isto porque o objetivo destes é demonstrar a utilização do lucro. Isto é, quanto deste foi alocado em investimento operacional (variação da NCG), e/ou em outros investimentos (valores que nesses gráficos podem ser observados através da diferença entre formação de caixa total e operacional) e/ou fica retido no caixa.
 

O que mais chamou a atenção em novembro é o crescimento da diferença entre o lucro operacional e liquido, que demonstra que está aumentando os juros que as empresas estão pagando, provavelmente para bancos. Eu insisto que os negócios precisam aprimorar a gestão de caixa.