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Cem dicas para Incrementar Resultados. Vinte mais.

Atualizado: 27 de set.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



61.  Entenda que resultados não são números. Estes são só o instrumento de medida das consequências das realizações das pessoas em uma empresa. Um número reflete algo que foi ou deixou de ser realizado.

62.Conheça o ponto de equilíbrio. É preciso saber o faturamento mínimo para pagar custos e despesas do dia-a-dia da operação.

63.         Lembre sempre que o modo como cada um encara cada real gasto na empresa é um dos fatores que determina a sua prosperidade.

64.         Transmita para equipe que preço depende muito mais da percepção de valor do cliente daquilo que está recebendo do que dos custos.

65.         Explique para a equipe que a Economia está para as empresas, assim como os ventos estão para os barcos, quando param de soprar, é preciso remar com mais excelência.

66.         Comece a reunião mensal de análise de resultados pelo consenso a respeito dos fatores internos que fizeram com que o lucro atingisse ou não o volume necessário.

67.         Identifique a velocidade de crescimento do negócio, ou seja, o Tamanho Ótimo. Pois, é preciso cuidar para que o aumento das vendas não gere um crescimento da NCG (necessidade de capital de giro) tão maior do que o lucro que inviabilize a situação do caixa.

68.         Utilize o simples, eficaz e comprovado mecanismo para conciliar todas as contas e garantir a qualidade das informações: saldo inicial + entradas – saídas = saldo final.

69.         Use indicadores como apoio para estabelecer os resultados e acompanhamento dos combinados com os colaboradores.

70.      Não esqueça que planejar é: imaginar, criar e se preparar para prosperar. E, os números servem para orientar e direcionar. 

71.      Cocrie com clientes, fornecedores e equipe. Assim é possível definir ações que agradarão os principais responsáveis pelos resultados.

72.      Confronte, no exercício do preparamento (planejamento), as oportunidades e desafios identificados na construção dos cenários com os alicerces para, a partir daí, definir quais serão os objetivos da empresa no futuro.

73.      Compreenda que tudo que fazemos, em algum momento se transforma em um número: faturamento ou compras ou gastos  etc. Isto ajuda a desenvolver a Visão de que cada ação tem um reflexo direto nos Resultados.

74.      Verifique sempre com a sua equipe, se os indicadores estão gerando aprendizados.

75.      Prepare a equipe para que os indicadores econômicos e financeiros possam ser compartilhados. É preciso dar significado e mostrar o papel de cada um nos resultados.

76.      Garanta que a cada decisão de todo colaborador, eles sempre avaliem os possíveis impactos nos Números Fundamentais.

77.      Cuide para que o sistema gere os dados necessários para a elaboração dos Números Fundamentais, de maneira confiável e fácil.

78.      Decida se você quer ser empresário ou proprietário, pois a obtenção de resultados é diferente em cada uma destas duas opções.

79.      Não acredite na lenda de o mercado define o preço, ele decide sobre o valor. É a empresa que faz com que o cliente perceba o quanto suas soluções fazem diferença na vida dele.

  1. Saiba que resultados são consequências de ações. Portanto, os resultados futuros dependem de ações futuras, que devem ser organizadas em metaprojetos.




Marcelo Simões Souza

 





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