Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
O mês de setembro normalmente é o momento que as empresas começam a se dedicar ao exercício do planejamento (ou Preparamento, como prefiro denominar este processo). Diante disto, e influenciado pela Copa do Mundo que terminou no mês passado, resolvi reunir esses dois assuntos que gosto muito – futebol e planejamento – para explicar a importância dessa ferramenta de gestão, que se bem utilizada pode ajudar significativamente a incrementar os resultados dos negócios.
O provável maior vexame da história da seleção brasileira não foi por acaso e nem por causa de um único fator. Mas, como o objetivo deste boletim não é falar sobre futebol, mas sim de proporcionar conhecimentos para contribuir com os resultados das empresas, então vou me limitar a discorrer sobre como um planejamento bem elaborado e, bem implementado, contribui com as conquistas.
Assim como nas empresas, havia um propósito maior para a Alemanha: ganhar uma Copa do Mundo. E a palavra “uma” foi escrita de propósito e traz a primeira lição. O planejamento começou há oito anos atrás com o objetivo de realizar tal conquista, agora ou talvez até em 2018. Tanto que o técnico é o mesmo nesse período, e foi se preparando, pois foi auxiliar técnico na copa de 2006. Já o Brasil, improvisou novamente e definiu o técnico um ano e meio antes da copa. As empresas precisam construir seus futuros, já que estes não são previstos, mas construídos. Assim como não adianta ficar olhando para o passado e “chorando o leite derramado”. Vale lembrar que eles perderam uma copa dentro do seu país, em 2006. O passado não se muda, com ele só se aprende.
É óbvio que nenhum negócio pode ficar 8 anos sem resultados. Não ficaram. Nas três competições oficiais que ocorreram nesse período: um 2o lugar, um 3o lugar e um 4o lugar. Portanto, enquanto resultados excelentes estão sendo construídos, bons resultados precisam ser conquistados.
Um bom Preparamento começa com a análise do cenário para o período a ser planejado. Isto requer pesquisar sobre as tendências dos fatores que afetam a empresa. Os alemães se informaram sobre a tendência das condições climáticas dos locais onde fariam seus jogos, e como resultado disso escolheram a Bahia como local para se instalar. Além disto, segundo palavras do auxiliar técnico: “...têm estudado aos mínimos detalhes nosso adversário e colocaram cada jogada feita por eles, todo artigo escrito sobre eles, e tudo que já foi divulgado sobre eles sob o microscópio e disponibilizaram todos esses dados a nós…somos capazes de observar de perto nosso adversário e traçar nossos planos para a partida…”. Traduzindo para a linguagem empresarial, foram buscar o máximo de informações possível sobre o cliente e as tendências do seu comportamento no futuro. Também analisaram o cenário interno versus a tendência do futebol mundial, e perceberam que o estilo de jogador “troncudo” e com pouca flexibilidade característico deles, não teria mais espaço.
A partir dos cenários surgem várias oportunidades e obstáculos, e aí chega o momento de decidir quais deles serão trabalhados no próximo período, e definir os objetivos. No entanto, estes se transformam num conjunto de intenções caso não sejam elaborados planos, que são os “comos”. E por fim é fundamental definir desafios (metas) para os indicadores de resultados. Ajuda a orientar.
Marcelo Simões Souza
Comments