Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
41. Faça sua equipe compreender que não é o mercado que determina os resultados de um negócio. Cada um constrói o próprio resultado.
42. Nunca esqueça (nas reuniões de resultados) que os dados estão mensurando as consequência das realizações e/ou falta delas. O mais importante é, correlacionar e aprender como cada ação afeta lucro e caixa.
43. Certifique-se de que todos saibam que o caixa é afetado diretamente pelo tempo entre a compra da matéria-prima (mercadoria ou insumo) e o recebimento pela venda ou utilização desse na prestação do serviço.
44. Não tolere o prejuízo. Este significa que o mercado está “vaiando” a empresa. Não desista de identificar as ações responsáveis.
45. Converse com a sua equipe sobre os destinos do lucro: investimentos, capital de giro, reservas, distribuições e arcar com eventuais problemas gerados no passado.
46. Eduque os clientes e seja transparente com eles em relação aos prazos de entrega. Na maior parte dos casos eles não têm noção de como tem que ser o processo para a solução dele ser entregue com excelência.
47. Explique para a equipe que margem de contribuição é a diferença entre o faturamento e todos os custos diretos da unidade gerencial.
48. Lembre que reunião de resultado não é um espaço destinado à prestação de contas. Isto leva à busca por justificativas. Como isto contribuirá com os resultados futuros? Nada!
49. Planeje o que vai ser feito com quem faz. É o único meio de conquistar o compromisso.
50. Adote o custeio direto na sua Gestão de Resultados. Pense bem, se uma unidade for eliminada, será cortada uma parte do salário da pessoa do financeiro, por exemplo? Não.
51. Organize produtos e serviços conforme a margem de contribuição e margem de cobertura em Osso, Carro Chefe, Esperança e Filé. Pois, para cada agrupamento pode-se estabelecer estratégias diferentes.
52. Conheça e gerencie muito bem os estoques. Pois, em muitos negócios a má gestão dele impacta negativamente no caixa.
53. Tenha em mente que resultado é diretamente proporcional ao grau de aproximação de clientes. Quanto mais se acompanha, mais se conhece, mais fácil fica de ajudá-lo a melhorar os resultados deles através das soluções da sua empresa.
54. Saiba que crise é só para quem quer. Pois o PIB do brasil em 2017 deve ficar por volta de R$ 6 trilhões. Neste volume não há o suficiente para o seu negócio gerar resultados? Será?
55. Tome cuidado com a concentração de negócios em poucos clientes e/ou produtos e/ou serviços etc. Deixa a empresa vulnerável.
56. Comece o preparamento (planejamento) pela construção dos cenários.
57. Ensine para a equipe que a NCG (Necessidade de Capital de Giro) é a diferença entre investimentos (contas a receber e estoques) e financiamentos (contas a pagar).
58. Esclareça constantemente tudo que sua empresa faz para seus clientes e colaboradores. É comum eles desconhecerem.
59. Desenvolva, para ter números confiáveis, um conjunto de conciliações ancoradas na fonte de informações de maior solidez: a movimentação de caixa e bancos.
60. Recorde que resultado depende muito da capacidade de diagnóstico da liderança.
Marcelo Simões Souza
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