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Como compartilhar os indicadores para melhorar a eficácia dos resultados!

  • Foto do escritor: Marcelo Simões Souza
    Marcelo Simões Souza
  • 20 de jan.
  • 4 min de leitura
Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:                                 HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito: HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.

Após a reunião, Mr. D percebeu que, para que as estratégias da INCREMENTO fossem realmente eficazes, era crucial que cada gestor compartilhasse os indicadores pertinentes às suas áreas de responsabilidades com suas respectivas equipes. Mas, antes de implementar essa ação, ele decidiu ouvir a opinião do Sr. E.

 

- Mr. D entra na sala onde o Sr. E estava trabalhando, e pergunta: Erning será que o senhor tem uns 5 minutinhos para mim?

 

O Sr. E, que já havia optado por não ter uma sala exclusiva para si, pois acreditava que era essencial estar a maior parte do tempo próximo dos clientes e dos colaboradores. Quando precisava de mais concentração, utilizava uma das salas de reunião da empresa. Ele pediu para o Mr. D que aguardasse enquanto terminava de enviar um e-mail para um cliente.

 

- Mr. D assim que o Sr. E fecha seu computador começa a falar: Eu estive conversando com os consultores da INCREMENTAL, e eles mencionaram a clássica fórmula: Comprometimento = f(Participação). Isso reforça um pensamento meu de que precisamos compartilhar números com mais pessoas da equipe. Eu acredito que quando compartilhamos os indicadores com nossas equipes, estamos dando a eles as ferramentas necessárias para entender como suas ações impactam o desempenho geral da empresa. Isso também os motiva a buscar melhorias contínuas.

 

- Sr. E: Gosto da ideia, mas tenho algumas preocupações. Denarius, poderia me contar mais sobre o assunto e como planeja colocá-lo em prática?

 

- Mr. D já imaginava que o Sr. Erning pudesse ter uma reação parecida com esta, então estava preparado e propôs: Eu pensei em selecionar e/ou desenvolver indicadores específicos e relevantes para cada área da nossa empresa.

 

Compartilhar indicadores com a equipe é uma tarefa desafiadora, pois, se feita de maneira inadequada, pode despertar sentimentos indesejados. Como já mencionei várias vezes: números não tem sentimentos, mas causam sentimentos. É essencial ter muito cuidado com indicadores como lucro e saldo de caixa por exemplo. As pessoas precisam estar preparadas para entender que resultados, sejam eles negativos ou extremamente positivos, podem ser passageiros. Quando não há esse preparo, um eventual prejuízo mal interpretado pode semear o medo, levando as pessoas a buscar novas oportunidades no mercado. Por outro lado, um resultado positivo muito expressivo, pode gerar uma “fila no RH para pedir aumentos de salários”. Aliás, algo que já testemunhei.

 

Outro ponto crucial é que os indicadores devem ser passíveis de gerenciamento pelas equipes. Em outras palavras, os Números precisam estar sob a influência direta daqueles que os utilizam.             

  

Por exemplo, o que a área financeira poderia realmente fazer para impulsionar a produtividade da produção? Quando os indicadores estão fora do controle das equipes, o desinteresse cresce e as reuniões se tornam entediantes. Sem a possibilidade de contribuição ativa, os participantes perdem o engajamento e a motivação.

 

- Mr. D prosseguiu: Eu pensei em identificar junto com a Sra. V e o Sr. P quais são os indicadores essenciais em suas áreas, de forma a contribuir para o lucro e o caixa da Incremento. Eu já tenho sugestões de alguns Números para cada uma das áreas. No setor Comercial, poderíamos monitorar o prazo médio de recebimento, a recompra dos clientes, conquista de novos clientes etc. Já na Produção, poderíamos focar na assertividade no consumo de matéria-prima – o contrário de perda, já que é sempre mais estimulante, acompanhar o lado positivo do indicador – também os prazos de produção etc. Um cuidado importante que temos que ter, é selecionar uma quantidade adequada de indicadores, para não nos perdermos em uma quantidade enorme de Números. Os consultores da Incremental recomendaram limitar isso a dois ou três indicadores por área. E também, precisam ser relevantes para o contexto atual.

 

- Sr. E comentou: Muito bom. Mas, Mr. D não está esquecendo de nada? Os indicadores da sua área.

 

- Mr. D um pouco sem jeito, responde: Verdade. Tenho algumas ideias, mas vou debater com a minha equipe.

 

Após essa conversa, Mr. D foi conversar com Sra. V e o Sr. P e recomendou a eles que debatessem com suas equipes sobre os indicadores que seriam mais eficazes para apoiar a gestão e melhorar o desempenho de suas respectivas áreas. Essa colaboração não apenas fortaleceria as operações de cada setor, mas também impulsionaria os resultados gerais do negócio. Ele fez o mesmo com a sua equipe.

 

- Mr. D voltou a conversar com o Sr. E sobre as reuniões entre líderes e suas equipes: Eu gostaria de compartilhar o que decidimos e ouvir sua opinião. Planejamos realizar reuniões mensais com nossas equipes, preferencialmente até uma semana após nossos encontros gerenciais. Conseguimos definir três indicadores para cada área. E, pode ficar tranquilo, nenhum deles envolve os Números Fundamentais que nós debatemos nas nossas reuniões. Não tem faturamento, lucro, caixa etc.

 

- Sr. E responde: Excelente, Mr. D. Nem preciso saber quais são os indicadores de cada área, pois tenho certeza de que vocês definiram os mais adequados. Porém, quero acrescentar um comentário. Meu objetivo é chegarmos a um estágio em que possamos compartilhar os Números Fundamentais com toda a equipe. No entanto, será necessário um preparo intenso para alcançar essa meta.

 

- Mr. D: Não sei se chegaremos ao ponto onde todos possam ter contatos com os indicadores mais estratégicos. No entanto, esse sempre será o nosso objetivo.

 

Eu gosto de dizer que os indicadores são um importante instrumento no incremento dos resultados. No entanto, como qualquer boa ferramenta, eles devem ser utilizados na quantidade, especificidade e relevância certas. É fundamental que os usuários possam compreendê-los com facilidade. Além disso, deve-se evitar compartilhar números que não agreguem valor às responsabilidades das pessoas ou sobre os quais elas não possam exercer algum tipo de influência para melhorar o desempenho.

 

 

 

Marcelo Simões Souza






 
 
 

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