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Destrinchando o Lucro.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



O lucro é o indicador que demonstra a geração de riqueza econômica de uma empresa. O que é isso? Os especialistas em saúde dizem que quando gastamos menos calorias do que consumimos, acumulamos energia. Pois bem, é isto exatamente o que acontece quando uma empresa tem lucro. Porém, a analogia é às avessas, porque enquanto para o corpo humano não é bom, já que essa energia acumulada transforma-se em gordura, para as empresas é um dos objetivos na dimensão econômica. Essa “energia” produzida pelo lucro é que possibilita a empresa prosperar. Investir no desenvolvimento da sua equipe, em tecnologia e infra-estrutura para agregar valor para os clientes e para quem os atende. Acumular reservas para aproveitar oportunidades, para recompensar investidores e colaboradores. Há também os investimentos na operação, demonstrado pelo crescimento da NCG (Necessidade de Capital de Giro), os quais também são financiados pelo lucro.

 

O mundo muda e exige que as empresas acompanhem. As pessoas anseiam e precisam se desenvolver. Cada vez mais se comenta sobre as responsabilidades sociais das empresas. Para que tudo isto seja possível, as empresas precisam de recursos, e é o lucro a principal fonte destes.

Porém, quero enfatizar que as empresas precisam e devem estar constantemente buscando o lucro, mas este não pode ser o objetivo fim em si. O lucro tem que ser encarado como a principal fonte de financiamento para o desenvolvimento dos negócios.

 

Nestes quinze anos que faço trabalhos de Gestão de Resultados em empresas tenho constatado que na maioria dos casos não existe esse entendimento sobre o lucro. Para reforçar a minha constatação, há uns três ou quatro anos atrás a revista Exame estampou na capa o título “A Vergonha do Lucro”, uma matéria apoiada em uma pesquisa realizada em empresas, a qual abordava a baixa preocupação com esta questão, principalmente por parte dos colaboradores. Isto acaba criando um ciclo vicioso: pouco se entende, pouco se fala e pouco se foca em obter lucro. Portanto, é essencial que antes de “abrir” os números para a equipe, se discuta sobre a importância do lucro em uma empresa, seu papel, seus destinos e sua finalidade.

 

O passo seguinte é desenvolver a habilidade de correlacionar o lucro com as ações de um determinado período. Para apoiar este trabalho, existe também o conceito do ponto de equilíbrio e pode-se destrinchar o lucro em seis grandes componentes: faturamento, custos variáveis, margem de contribuição, despesas fixas, resultado (lucro) operacional e resultado líquido. No próximo boletim irei detalhar o ponto de equilíbrio e esta decomposição do lucro.



Marcelo Simões Souza

 



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