top of page

Dicas para “Reduzir” Despesas.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



A liderança da sua empresa acredita que pode melhorar resultados através da redução das despesas? Nas discussões sobre o que será realizado no próximo ano, foram definidos ações / projetos / metaprojetos para cuidar dos gastos no negócio? Este é o pensamento que está imperando na sua empresa? Cuidado! O foco da equipe pode não estar nos resultados.

 

Você deve estar perguntando, como assim? Por que uma equipe que está preocupada em conter os gastos não estaria atenta aos resultados? Lucro não é o resultado da equação receita menos despesas? Portanto, diminuir esta segunda variável deve gerar um impacto no aumento do lucro.

 

Esta é a uma das grandes distorções das empresas: Lucro, na verdade,  é a consequência de como as despesas são capazes de gerar receitas. A diferença parece sutil, mas é crucial para os negócios.

Despesas na verdade representam o conjunto de dispêndios com recursos e talentos que devem ser gerenciados pela liderança para entregar a solução para o cliente.

Portanto, o cliente valoriza, ou seja, reconhece o valor de como “essas despesas” proporcionam soluções para seus problemas / anseios / necessidades. E, se enxergarem isto, aceitam pagar um preço e adquirir uma quantidade de soluções (produtos e/ou serviços) onde a “despesa não será a vilã” dos resultados da empresa.

 

A primeira dica relacionada a despesas, não é diminuir os gastos, mas sim fazer com que estes agreguem o máximo de valor possível, e como consequência uma maior receita e mais lucratividade. Na prática isto significa questionar o quanto cada R$ 1,00 de gasto está gerando de receita para o negócio. O cliente valoriza a entrega pontual e sem danos? Dá valor a um colaborador com condições de trabalho para conseguir entregar a solução adquirida? Etc. Se estes são os aspectos que os clientes valorizam, então a empresa deve investir na melhor solução de logística, e em pessoas e seus respectivos treinamentos (e, como dizia a minha avó: “custe o que custar”).

 

A segunda dica é: desenvolva a Visão de Resultados na equipe. Isto significa fazer com que colaboradores entendam dois aspectos: os porquês das empresas precisarem ter resultados; e como suas ações podem impactar no lucro e no caixa do negócio. Isto ajuda com que cada um entenda como é a sua participação na obtenção dos ganhos e gastos da empresa.

 

A terceira dica é o estabelecimento de responsáveis por cada uma das contas de gastos. Como isto ajuda? Uma pessoa preocupada e concentrada em como é possível realizar uma determinada atividade de maneira mais criativa, e consequentemente gastando menos.

 

Quarta dica: desenvolva a cultura do PRECISA. Isto significa criar um mecanismo onde, antes de qualquer “R$ 1,00” que for gasto, esteja sempre presente a pergunta: isto realmente é necessário? Esta dica está diretamente relacionada ao estágio de maturidade e consciência da equipe. Este processo pode ser algo que aconteça naturalmente com as pessoas, ou pode ser necessário criar uma dinâmica onde exista alguém para questionar os gastos. Porém, esta dica tem um problema, a liderança precisa entender que isto deve ser um processo de aprendizado. As pessoas na empresa precisam incorporar essa preocupação com gastos, de tal forma que internalizem essa cultura. 




Marcelo Simões Souza


 





0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page