top of page
Buscar

Duzentas dicas para Incrementar os Resultados – as primeiras.

  • 18 de ago. de 2025
  • 3 min de leitura
Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



1.    Tenha em mente que os Números são uma ferramenta poderosa de gestão. Eles ajudam a tomar decisões estratégicas, mas precisam ser usados com sabedoria.

2.    Saiba que os Números são referência e não uma reverência. Eles apoiam as decisões, mas não são mandatórios. Busque equilíbrio entre números e análise qualitativa.

3.    Monitore os Números Fundamentais da sua empresa: lucro, ponto de equilíbrio, margem de contribuição, margem de cobertura, NCG (Necessidade de Capital de Giro), tamanho ótimo e ciclo econômico e financeiro.

4.    Desenvolva uma Cultura de Resultados: um conjunto de conhecimentos, capacidades, costumes e hábitos para cultivar lucro e caixa.

5.    Estabeleça com sua equipe de gestores, rituais mensais (reuniões) para analisar os Números Fundamentais. Essa periodicidade é porque algumas despesas só acontecem uma vez por mês, como aluguel, energia elétrica etc.

6.    Crie indicadores específicos para cada área da empresa. Além dos Números Fundamentais, desenvolva métricas que sejam úteis para as lideranças das áreas, ajudando-as a tomar decisões efetivas.

7.    Realize rituais específicos com as lideranças de áreas, para análise dos indicadores que eles são responsáveis e possuam interferência.

8.    Transforme análises em ações. As reuniões de indicadores devem sempre gerar planos de ação, projetos etc. — e cada ação precisa ter um responsável e um prazo definido!

9.    Nunca esqueça que resultados são pessoas servindo pessoas. Lucro é reflexo de clientes fidelizados e colaboradores comprometidos. Pessoas são a essência de um negócio.

10. Esteja sempre próximo dos seus clientes. Para fidelizar, é preciso entender o que eles realmente valorizam e estão dispostos a pagar. Esse é um dos caminhos para incrementar os resultados.

11. Esteja sempre atento às tendências e às mudanças no comportamento do consumidor. O que eles valorizam hoje pode não ser o mesmo no futuro.

12. Valorize seus colaboradores tanto quanto seus clientes. Fique próximo, compreenda o que valorizam, pois pessoas motivadas e felizes fazem a diferença nos resultados da empresa.

13. Ofereça experiências únicas para seus clientes e colaboradores. As pessoas gostam de ser tratadas como únicas, e como consequência gera mais resultados para o negócio.

14. Institua o ciclo virtuoso entre informações e resultados. Decisões baseadas em informações tendem a produzir boas ações, que por sua vez geram lucro e caixa. E isso só é possível com indicadores bem interpretados.

15. Cuide da qualidade das informações. Informações claras e precisas geram decisões assertivas. Já dados errados ou mal organizados podem levar a decisões equivocadas.

16. Desenvolva um propósito em conjunto com a equipe. As pessoas se comprometem com uma causa e não com dinheiro e números.

1.    Garanta que todo real das despesas está agregando valor para o negócio. Essa é a melhor maneira de administrar os gastos em uma empresa. Afinal, “despesa não é obra do coisa ruim, mas desperdício é”.

2.    Lembre que números não explicam, só indicam. Isso faz com que a equipe não fique concentrada somente nos números, mas investigue as causas dos resultados.

3.    Use uma linguagem financeira que sua equipe compreenda. Evite jargões ou termos complexos que dificultem o entendimento. As pessoas precisam entender como as ações delas afetam o lucro e o caixa.

4.    Não rateie despesas. Substitua isso por análise estratégica. Ratear custos só atrapalha as decisões. Por exemplo, demitir um cliente não reduz despesas administrativas. Invista em análises mais precisas e eficientes.

5.    Conheça as margens de contribuições das suas unidades gerenciais estratégicas: clientes, produtos, serviços, lojas etc.). Isto é uma das ferramentas para substituir o rateio das despesas.

6.    Apure as margens de cobertura das unidades gerenciais. Esse é um indicador útil para complementar a análise e substituir rateios improdutivos.

7.    Categorize as unidades gerencias de acordo com suas margens de contribuição e cobertura, e classifique em Osso, Esperança, File e Carro Chefe. Esses conceitos unidos são os que possibilitam a melhor tomada de decisão em relação às unidades gerenciais.

8.    Entenda que na dinâmica dos resultados, existem os Momentos de Resultados. Ocasiões em que as tomadas de decisões são cruciais na formação de lucro e caixa de uma empresa.

9.    Profissionalize a Gestão de Resultados. Isto significa criar processos e implantar ferramentas que apoiam as decisões nos Momentos de Resultados: definição de preços, planejamento comercial e financeiro, análise de resultados financeiros e avaliação de indicadores nas outras dimensões do negócio.

 

 

As dicas vão continuar na próxima edição do INCREMENTANDO.

 

 


Marcelo Simões Souza



 
 
 

Comentários


Atendimento

Segunda à Sexta 

8:00 às 18:00

Telefone

 (11) 97627 3887 

Email

Connect

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Spotify
  • YouTube

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Para ficar por dentro de todas as novidades...

Obrigado (a) por se inscrever em nossa newsletter.

INCREMENTAL CONSULTORIA DE RESULTADOS - DESDE 2004 HUMANIZANDO NÚMEROS 

bottom of page