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Duzentas dicas para Incrementar os Resultados – chegamos a 100.

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
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HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Gestão financeira e capital de giro

  • 76. Garanta que seus números sejam confiáveis. Para isso, concilie todos os dados, eliminando qualquer inconsistência nos indicadores. Decisões ruins muitas vezes vêm de dados incorretos. 

  • 77. Entenda o ciclo do capital de giro. Isso inclui o dinheiro que circula no caixa, estoques e contas a receber. A duração desse ciclo está diretamente ligada ao tempo que os recursos “param” nas mãos de clientes ou em materiais. 

  • 78. Domine seus estoques. Uma boa gestão de estoques é fundamental para reduzir a NCG e aumentar o caixa. 

  • 79. Incentive a educação financeira constante, para todas as pessoas da sua empresa e, se possível, clientes, fornecedores e prestadores de serviços. Com mais conhecimento de números, as decisões tendem a contribuir mais com os resultados. 

  • 80. Entenda que lucro é consequência e objetivo. Ele é fruto das realizações e, como é responsável em financiar o propósito e o desenvolvimento, então deve ser orçado.

  • 81. Seja empresário, não apenas proprietário. Ninguém se compromete com proprietários. Empresários têm propósitos maiores, não só lucro pessoal. 

  • 82. Treine sua equipe para identificar oportunidades financeiras no dia a dia. Muitas economias e melhorias vêm de decisões simples feitas por quem está no front do trabalho. 

    83. Antecipe-se a problemas financeiros. Acompanhe indicadores, monitore o fluxo de caixa e projete cenários. Estar preparado minimiza qualquer impacto negativo. 

  • 84. Crie um “colchão financeiro”. Ter uma reserva protege a empresa em momentos de instabilidade e amplia as possibilidades de novos investimentos.

 

Gestão de pessoas e liderança

  • 85. Reforce constantemente a fórmula do lucro: cliente fiel + colaborador comprometido. Isso concentra esforços no que realmente gera resultados para o negócio. 

  • 86. Dê autonomia à sua liderança, mas com responsabilidade. Autonomia só funciona quando está alinhada com a consciência de resultados. 

  • 87. Desenvolva na liderança a capacidade de diagnosticar, pois essa é a principal habilidade para obter resultados.                                                                              

  • 88. Nunca perca de vista que é essencial cuidar das finanças, mas elas não são soberanas. As pessoas (clientes e equipe) são os verdadeiros "imperadores" do negócio.

 

Planejamento, análise e controle

  • 89. Nunca esqueça que é importante equilibrar a gestão com a intuição. Resultados duradouros nascem de análises consistentes, somadas a uma visão prática e estratégica.

  • 90. Tenha sempre em mente que as reuniões de resultados são para aprendizado. Transforme-as em momentos de discussão sobre causas e providências, diagnóstico e prognóstico, e não em um momento de prestação de contas. 

  • 91. Saiba que não basta ter dados, transforme-os em informações, e estes em indicadores. Dados brutos não ajudam na gestão. 

  • 92. Não esqueça que planejar é imaginar o futuro e traçar como vai chegar lá. Os números são um guia, mas a criatividade e a visão também são essenciais. 

  • 93. Assuma a responsabilidade pelos resultados. Não culpe o mercado ou a economia. A força de uma empresa está na capacidade de adaptar-se e reinventar-se.


Relacionamento com clientes

  • 94. Lembre-se: fé é importante, mas ação é indispensável. Rezar pelo sucesso ajuda, mas sem ações concretas, não há crescimento. Faça a sua parte diariamente. 

  • 95. Cuide dos pequenos detalhes que encantam os clientes. Gestos inesperados e experiências que superam expectativas fidelizam os seus clientes. 

  • 96. Administre as despesas como “investimentos estratégicos”. Pergunte: esse gasto realmente gera valor para o cliente ou para o negócio? Se a resposta for não, é desperdício.

 

Crescimento sustentável e inovação

  • 97. Não subestime o simples. A maior parte das empresas cresce com pequenas e consistentes ações, não com grandes “tacadas.” 

  • 98. Diversifique para reduzir riscos. Empresas que dependem de poucos clientes, produtos ou serviços ficam vulneráveis a oscilações. 

  • 99. Cresça com preparo. Antes de expandir, garanta que seus processos, equipe e finanças estejam prontos para suportar o crescimento. Um crescimento sólido começa com uma estrutura bem-organizada. 

  • 100. Valorize o que já funciona bem e amplie isso. Muitas vezes as melhores oportunidades estão no aprimoramento contínuo do que você já faz com excelência.



Marcelo Simões Souza



 
 
 

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