Duzentas dicas para Incrementar os Resultados – outras 25.
- Marcelo Simões Souza

- há 7 dias
- 3 min de leitura

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
Gestão de Indicadores e Resultados
51. Lembre do que disse um guru da administração: 'só se gerencia o que se mede'. E eu complemento: 'vamos medir o que é essencial, os Números Fundamentais'.
52. Apurar resultados é essencial, mas lucro vem do que você faz, não do cálculo. A equação Receita – Custos – Despesas só 'mostra o resultado', mas é nas ações que estão as causas e as soluções, não nos números em si.
53. Tenha indicadores que mostrem como sua empresa transforma lucro em dinheiro disponível. Lembre-se: lucro é riqueza; liquidez é gestão dessa riqueza.
54. Mantenha-se longe do ponto de equilíbrio. Conhecer esse indicador é essencial para saber que o faturamento da sua empresa precisa se afastar dessa região. Já que um pequeno revés pode levar ao prejuízo.
55. Lembre que o resultado de uma reunião de resultados deve ser: ajustar uma ação, definir uma nova direção ou interromper o que não funciona.
Foco no Cliente e no Valor Gerado
56. Troque a palavra faturamento por Recompensa do Cliente e gastos por Investimentos em Experiências. O lucro acontece quando a equipe proporciona experiências aos clientes, que aceitam nos recompensar por isto.
57. Não acredite na lenda de que quem define o preço é o cliente. O mercado decide o valor, não o preço. Agora, quem constrói a percepção de valor, é a empresa.
58. Seja obsessivo com as 'súplicas' dos clientes e colaboradores. Entendê-las e atendê-las é fundamental para os resultados dos negócios.
59. Crie meios de monitorar o mercado continuamente. É lá que você entenderá o que as pessoas realmente valorizam e estão dispostas a pagar.
60. Não confunda preço com valor. Preço é o que se paga, valor é o que se leva.
Tomada de Decisões e Base Analítica
61. Elimine os 'achismos' da sua empresa. Decisões devem ser baseadas em indicadores, investigação, perguntas e pesquisas bem apuradas.
62. Questione como cada despesa agrega valor. Todo gasto deve apoiar a estratégia. Afinal, 'um milhão pode ser barato, mas um real pode ser caro, depende do valor que gera.
63. Crie 'donos de contas' na equipe. Atribua responsáveis para cada despesa da empresa. Isso desenvolve responsabilidade e estimula economias criativas.
64. Gerencie o caixa cuidando da Necessidade de Capital de Giro (NCG). Para gerar caixa no mês, o lucro operacional precisa superar a variação da NCG.
65. Evite o Efeito Tesoura. Toda vez que o faturamento aumenta, o lucro e a NCG tendem a aumentar também. Porém, um crescimento da NCG maior que o lucro por um certo tempo, pode consumir as reservas e exigir captação de recursos.
Gestão Financeira e Controle de Despesas
66. Foque em eliminar desperdício ao invés de sair fazendo o famigerado 'corte'. O orçamento precisa orientar e não inibir boas ideias. Cuidado com a Cultura de Custos.
67. Entenda a velocidade de crescimento. Projete as expectativas de aumento do faturamento e encontre o Tamanho Ótimo, onde o lucro é exatamente igual aos investimentos em NCG.
68. Priorize o contas a receber. Essa é a única via de entrada de recursos financeiros na empresa. Cuidar bem desse processo é essencial para o caixa.
69. Não tenha vergonha de conversar com fornecedores e prestadores de serviços, se estiver em dificuldades de caixa. Certamente esses parceiros vão te ajudar a retomar o caminho da prosperidade.
70. Não tolere prejuízos. Não é natural a empresa ter resultados negativos. Quando acontecer, identifique e corrija rapidamente as causas desses resultados ruins.
Gestão de Pessoas e Colaboração
71. Conecte a equipe ao significado do trabalho. Quando todos sabem 'por que' as ações são importantes, o compromisso e o desejo de contribuir aumentam.
72. Lembre sempre que: seus resultados são sua responsabilidade. Não culpe a economia, o mercado ou os concorrentes. Decisões internas determinam o resultado.
73. Acompanhe de perto o PIB e outros índices econômicos, mas não se baseie neles. Há sempre oportunidades, mesmo em cenários adversos.
74. Cocrie com todos. Clientes, fornecedores, prestadores de serviços e equipe juntos certamente vão encontrar soluções melhores do que você sozinho.
75. Recorde sempre: resultados não vêm de mágicas. Eles são um conjunto de pequenas e eficazes realizações, não necessariamente de uma única ideia brilhante.
Na edição 203 serão mais 25 dicas como essas, práticas e objetivas.
Marcelo Simões Souza




Comentários