Duzentas dicas para Incrementar os Resultados – mais 25.
- Marcelo Simões Souza

- 17 de set.
- 3 min de leitura

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
Planejamento e Estratégia
26. Tome cuidado para não crescer de forma desordenada. Crescer rápido sem planejamento pode aumentar custos e até comprometer o caixa. Cresça de forma controlada e sustentável.
27. Lembre que planejamento não é acertamento. É construir um caminho para onde quer chegar e desenhar como pretende alcançá-lo.
28. Substitua planejamento por preparamento. O principal dessa atividade é estar preparado para o que se acredita que está por vir.
29. Siga todas as etapas ao planejar. Comece construindo cenários, identifique oportunidades e obstáculos, escolha o que é relevante para o momento do negócio, desenvolva os planos e só depois defina as metas.
30. Reavalie e altere o planejamento sempre que for preciso. Os cenários mudam constantemente e o plano precisa se adaptar às novas realidades.
Alinhamento e Estrutura Organizacional
31. Defina 'Alicerces' com a equipe e trabalhe orientado por eles. Propósito, valores, foco e diferenciais bem alinhados garantem resultados consistentes e duradouros.
32. Envolva a equipe no planejamento. Pessoas que participam da construção dos resultados tendem a se comprometer mais com os desafios.
33. Organize os números do negócio. Números bem organizados são mais fáceis de interpretar e levam a decisões melhores e mais ágeis.
34. Crie um painel de indicadores claros e objetivos. Eles devem apoiar o aprendizado e mostrar, de forma prática e estratégica, como lucro e caixa são alcançados.
35. Use indicadores para facilitar o trabalho da liderança. Eles só fazem sentido se melhoram a gestão e ajudam na tomada de decisões que incrementem os resultados.
Metas e Engajamento
36. Humanize os números: eles são meios e não fim. Devem servir para gerar o bem-estar para todos, não o contrário. Mas, entenda que é preciso ter números para serem humanizados.
37. Vá além de metas. Estabeleça desafios alinhados aos 'Alicerces' do negócio. Isto costuma gerar engajamento para a conquista dos objetivos.
38. Defina metas claras e alcançáveis. A equipe precisa saber como atingir os desafios, e precisam ser desafiadores o suficiente para estimular a superação. Metas muito fáceis geram acomodação, enquanto metas impossíveis causam frustração.
39. Estabeleça desafios flexíveis, e não metas rígidas. Esses devem inspirar e guiar pessoas, e não aprisionar.
40. Desenvolva a Visão de Resultados, aprendendo e ensinando os Números Fundamentais. Certifique-se de que você e a equipe compreendem os conceitos relacionados a esses indicadores.
Cultura de Resultados e Excelência
41. Conscientize todos que os resultados são reflexos das decisões. Cada decisão diária impacta diretamente o lucro e o caixa da empresa.
42. Crie uma Consciência de Resultados na equipe. Colaboradores que entendem os destinos do lucro, tendem a se comprometer com a prosperidade da empresa.
43. Explique claramente o que é lucro. Como já citei: número não explica, então é essencial entenderem que lucro é o resultado das conquistas (receitas) menos os esforços aplicados (custos e despesas). Tornar isso claro ajuda a equipe a entender o impacto financeiro de suas ações no dia a dia.
44. Cultive uma cultura de excelência. A busca contínua pela excelência gera confiança, fideliza clientes e reflete diretamente nos resultados da empresa.
45. Incorpore a Cultura de Resultados. Isto incentivará as pessoas a, antes de qualquer decisão, façam reflexões sobre como aquela ação impactará os resultados financeiros.
Gestão Financeira e Estratégia de Preços
46. Explique por que o Lucro é necessário. A empresa precisa dele para investimentos, formação de reservas, capital de giro (CDG), distribuição entre sócios, acionistas e colaboradores.
47. Diferencie lucro de caixa. Entender essa diferença é essencial para garantir crescimento equilibrado, sustentabilidade financeira e prosperidade da empresa.
48. Valorize a importância estratégica dos preços. O faturamento, que é a única fonte de entrada operacional de dinheiro em uma empresa, depende diretamente da fórmula preço x quantidade.
49. Reforce que o preço tem técnica e emoção. A dimensão técnica envolve os números, enquanto a emocional está ligada à percepção de valor dos clientes.
50. Tenha em mente que na formação de preços: o custo define o mínimo, o cliente define o máximo. O custo mostra o mínimo que você pode cobrar, mas o valor percebido pelo cliente determinará o quanto você consegue cobrar.
Na edição 202 vou compartilhar mais 25 dicas como essas, práticas e objetivas.
Marcelo Simões Souza




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