Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
Como está a Gestão de Resultados do seu negócio? As únicas ferramentas de gestão existentes são extratos bancários, controles de contas correntes e fluxo de caixa? As decisões são tomadas à medida que as situações surgem, individualmente ou no máximo com quem está próximo, e sem o apoio de indicadores? Você só sabe se está “ganhando ou perdendo dinheiro” através do saldo da conta bancária? Os gastos pessoais dos proprietários são pagos junto com as contas do negócio? Há despesas de familiares (esposa, marido, mãe, filhos etc.) que nem trabalham no negócio, que estão sendo pagas através da conta corrente da empresa? Se a resposta for sim à maior parte destas perguntas, então o seu negócio está sendo gerenciado como uma Propriedade.
Utilizando os meios de transporte como uma metáfora, uma Propriedade se parece com uma bicicleta e uma Empresa com um avião (de passageiros). O primeiro é possível ser “dirigido” sem painel de controles. Mas, como seria um avião sem indicadores? Certamente ocorreria um desastre. Como o piloto conduziria a aeronave sem saber o consumo do combustível, a altitude etc.? A bicicleta é de um proprietário que faz dela o que bem entender: anda mais rápido, mais devagar, usa para transporte, para exercício, para competições etc. Um avião transporta pessoas, que tem o propósito de chegar a algum lugar em algum horário. Qualquer alteração envolve uma série de pessoas. Dá para imaginar um piloto dando uma “passadinha” na cidade onde ele, ou qualquer um que está na aeronave, reside para dar carona para a família? Inviável. Enfim, um avião assim como uma empresa precisa apresentar resultados para que as pessoas possam atingir seus propósitos.
A gestão de um negócio como Propriedade tem a principal finalidade, talvez única, de tirar o máximo de rendimento para satisfazer às necessidades e desejos pessoais dos proprietários.
Administrar como uma Empresa, significa ter um propósito maior, satisfazer necessidades, desejos, anseios do holograma: clientes, colaboradores, sócios, fornecedores etc. Em função disto, uma empresa precisa ter resultados, pois necessita investir, fazer reservas e distribuir para colaboradores e sócios.
Para gerar resultados é essencial conhecer os resultados, compreender como as realizações estão refletindo nos resultados econômicos e financeiros. É fundamental tomar decisões com o apoio de um “painel de controles” com indicadores como: lucro, margem de contribuição por unidade gerencial (linha de produto e/ou cliente e/ou loja e/ou região e/ou representada etc.), necessidade de capital de giro, ciclo econômico e financeiro – prazos médios de recebimento de clientes, pagamento de fornecedores e giro de estoques – ponto de equilíbrio e tamanho ótimo.
Porém, não resolve só possuir os indicadores, é preciso saber interpretá-los, correlacioná-los com as realizações e utilizá-los no processo de decisão. Diante disto, não há como gerenciar uma empresa sem uma reunião mensal onde esses números fundamentais sejam avaliados, interpretados e ajudem a aumentar a compreensão do negócio. O ideal é a participação de toda liderança.
Marcelo Simões Souza
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