Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:
HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
A sua empresa já possui indicadores adequados ao seu negócio, todos aqueles essenciais para identificar porque o lucro e o caixa estão variando. Os controles operacionais (estoques, contas a receber, a pagar etc.) estão todos ajustados para, de maneira rápida e simples, gerar informações e contribuir com a elaboração dos indicadores. Esses controles estão sendo conduzidos de tal forma que a qualidade dos dados gera total confiança para todos que tomam decisões gerenciais. Parabéns, avanços importantes foram feitos no desenvolvimento da Gestão de Resultados.
Porém, nada disso adianta se as pessoas não forem capazes de entender o que significa cada número do “Painel de Controles”. Uma das responsabilidades de quem conduz a Gestão de Resultados é tornar os indicadores uma ferramenta útil, para que as lideranças consigam melhorar os resultados. Para isto é preciso gerenciar o outro Pilar, a Visão de Resultados. Isto significa desenvolver a capacidade das pessoas de correlacionar cada ação do dia-a-dia e também aquelas que estão sendo planejadas para serem realizadas, com os indicadores econômicos e financeiros tais como: lucro, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, necessidade de capital de giro etc.
Aqueles que decidem precisam compreender que receita menos despesas é somente a conta para calcular o lucro. O mais importante é entender que faturamento só existe porque clientes enxergam que a empresa está satisfazendo uma necessidade deles de modo único e diferente de outros negócios com atividades semelhantes. Este “olhar” do cliente por sua vez é determinado por todos os relacionamentos estabelecidos com eles: produto/serviço, entrega, valores virtuosos, condições comerciais etc. Em outras palavras, receita (e lucro) é uma consequência de tudo aquilo que é realizado pelas pessoas na empresa que afeta o mercado. As despesas por sua vez, ou cada real gasto, tem como objetivo agregar valor para os clientes e para quem está a serviço deles. Portanto, o lucro também depende da gestão dos talentos e dos recursos à disposição na empresa.
A liquidez está diretamente relacionada à gestão da necessidade de capital de giro, que depende da administração dos prazos de recebimento, pagamento e estoques, os quais também são consequências das relações com clientes e fornecedores, e da gestão dos recursos e talentos.
A Visão de Resultados já está desenvolvida na sua empresa. Ótimo, a Gestão de Resultados está quase toda implantada. No entanto, resultados em um negócio não podem ser discutido só uma vez por mês, no momento das reuniões de resultados. Em toda decisão que é tomada há a necessidade de se ponderar sobre os prováveis impactos no lucro e no caixa. Além disto é imprescindível que líderes e colaboradores busquem constantemente alternativas de incrementar a riqueza econômica a situação financeira da empresa. É preciso desenvolver a Cultura de Resultados, criar mecanismos para que essa preocupação com os resultados aconteça constantemente. A recomendação é que o gestor de resultados trabalhe em dois vetores: conscientização sobre as necessidades de resultados do negócio e o estabelecimento de dinâmicas que estimulem todos a refletir sobre o assunto.
Marcelo Simões Souza
コメント