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HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.
No boletim anterior mencionei que poucas empresas desenvolveram a consciência de que os resultados são construídos pelas pessoas, já que são elas que vendem, compram, contratam, entendem e atendem o cliente, etc. Neste, vou continuar a explicar o mecanismo até chegar ao papel dos indicadores na GESTÃO DE RESULTADOS, que é como denomino o tal processo.
Qualquer pessoa, independente da finalidade, antes de agir decide. A decisão é o momento que a ação é elaborada na mente, a partir da escolha de uma alternativa dentre as várias opções existentes. Neste ponto vale ressaltar um problema que tenho presenciado nas empresas: as escolhas que não viram decisão. Fazendo uma metáfora, muitos escolhem ter uma vida mais saudável, mas poucos decidem fazer exercícios, comer melhor etc. As empresas precisam ficar atentas a este fato, pois é desta forma que excelentes oportunidades não passam de “boas idéias”.
O diagnóstico da situação avaliada é o insumo para a escolha da melhor alternativa no momento da decisão. Este é composto por três elementos sequenciais: conhecimento, que é produto da interpretação das informações existentes. A partir disto pode-se concluir que:
Resultados são totalmente relacionados com a qualidade dos indicadores utilizados pela liderança no processo de diagnóstico – dimensão técnica da GESTÃO DE RESULTADOS.
A qualidade do processo de diagnóstico é uma consequência de como este é realizado – dimensão da atitude.
A decisão pode ser tomada de maneira intuitiva, as informações não são utilizadas, não há produção de novos conhecimentos, e via de regra a emoção tem um peso preponderante. Por outro lado, quando há um processo de decisão, as pessoas envolvidas se reúnem para refletirem juntas, interpretando as informações e transformando-as em novos conhecimentos, o que proporciona uma decisão de melhor qualidade.
O conjunto de crenças e valores daqueles que decidem formam a visão com a qual interpretam as informações. Caso as pessoas envolvidas não possuam uma consciência de que tudo que se faz gera um impacto nos resultados, ou melhor, não tem uma visão de resultados desenvolvida, diminui bastante a chance de uma boa interpretação dos números.
Do ponto de vista técnico os indicadores precisam: retratar toda a realidade da empresa; ser de fácil interpretação para todos, para que os menos hábeis com números sejam capazes de compreender o negócio através deles; ter confiabilidade, pois boas decisões não podem ser tomadas com informações imprecisas; e possibilitar a investigação dos fatores que interferem nos resultados.
Marcelo Simões Souza
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