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O que faz o Lucro?

Este Incrementando foi criado como um meio para vivermos nosso propósito:

HUMANIZAR OS NÚMEROS PARA PROSPERAR EM UMA NOVA ECONOMIA.



Eu comecei o boletim anterior dizendo que “lucro é um indicador...”. Pois bem, ele (o lucro) é medido por intermédio de números, mas feito através das ações. Estou só resgatando o que já foi dito no boletim do mês de maio: “receita menos custos e despesas” é só a conta. O mais importante é analisar e entender como o que foi feito no período, levou a empresa a atingir o faturamento e realizar os respectivos gastos.

 

Um dos “fazimentos” mais importante que compõe a formação do lucro são as vendas. Mas, o que é faturamento? Matematicamente falando, é o resultado da multiplicação dos preços praticados vezes as quantidades vendidas de produtos e serviços. Agora, como o cliente decide se aceita ou não pagar o que está sendo cobrado? Avaliando se a solução que está comprando vale mais ou, no mínimo, se equivale ao que está sendo pago. Essa percepção de valor por parte do cliente é a consequência de como a empresa entende e atende às suas necessidades, e também de como o faz perceber que os seus problemas estão sendo resolvidos. A quantidade vendida por sua vez, também depende dessa habilidade da empresa. Portanto, o faturamento, e consequentemente o lucro, é reflexo das ações que a empresa faz para se relacionar com o mercado. O ato de faturar simboliza e materializa toda essa relação que a empresa estabelece com o cliente. Diante disto, para analisar um resultado bom ou ruim e a partir disto tomar decisões, é essencial identificar a interferência do que foi feito no sentido de entender e atender o cliente.

 

Na dinâmica empresarial para resolver os problemas dos clientes, ou seja, para entregar um produto ou um serviço há a necessidade de se empregar um conjunto de esforços, os quais numericamente são representados pelos gastos realizados.

Em outras palavras, custos e despesas são os dispêndios com os recursos e com os talentos (já que pessoas são seres humanos e não recursos) gerenciados pela direção da empresa com o intuito de entregar as soluções para os clientes. Em função disto venho alertando as empresas que analisar gastos implica em apurar o quanto cada real que sai agrega valor para o cliente e para quem o atende; significa avaliar se a escalação do time está permitindo aos colaboradores desenvolver o melhor dos seus potenciais. Mais uma vez, o lucro depende de como e o que se faz.

 

O recado que estou querendo passar desde o primeiro boletim é que, os números servem para demonstrar algo que foi feito. Portanto, a possibilidade de alterar os resultados está no que se faz. E, neste e em alguns próximos boletins continuarei discorrendo sobre o que está por trás dos números.



Marcelo Simões Souza

 



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